Educação

Engenharia de Minas vai ampliar a qualidade da mão de obra na região

Novo curso oferecido pela Faculdade Satc inicia no primeiro semestre de 2016 voltado ao profissional atuante na mineração.

Foto: Divulgação/Portal Satc

Foto: Divulgação/Portal Satc

Engana-se quem associa a engenharia de minas somente à indústria carbonífera. Tudo que nos rodeia, da roupa ao pneu do carro, tem um componente de mineração envolvido.

Pensando em formar profissionais para este mercado promissor, a Faculdade Satc abre o primeiro curso de Engenharia de Minas de Santa Catarina em 2016.

Conforme o coordenador do novo curso, André Luiz Amorim Smaniotto, mesmo com um viés forte na extração do carvão, o curso irá preparar o acadêmico para todo tipo de mineração. “Nós temos, somente na região, setores como cerâmico, fertilizantes e construção civil, que precisam de um engenheiro de minas. Por isso é um campo muito vasto a ser explorado”, destacou.

Engenheiro de Minas há 36 anos, o diretor executivo da Satc Fernando Zancan foi um dos defensores da criação do curso. "Será o único existente entre Porto Alegre e São Paulo. É de suma importância para a região carbonífera, tanto para o desenvolvimento quanto para a criação de massa crítica. A região tem tudo para crescer ainda mais com o carvão e com engenheiros formados aqui", Fernando Zancan.

Além de aperfeiçoar a mão de obra regional, o curso de Engenharia de Minhas da Faculdade Satc vai colaborar com a produção de conhecimento do setor.

“As empresas poderão buscar na academia o conhecimento técnico e teórico sobre mineração”, lembrou Smaniotto. As aulas começam em 22 de fevereiro de 2016.

Com informações do Portal Satc