Geral

Técnicos acompanham a velocidade dos ventos e a localização onde o ciclone vai ocorrer

Enquanto isso, temos uma quinta-feira de nuvens carregadas e chuva em diversas regiões de Santa Catarina.

Foto: Divulgação

As imagens de satélite mostram que a quinta-feira será de nuvens carregadas (em tons de verde e vermelho) sobre o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, devido a um sistema de baixa pressão e uma frente fria no oceano. A corrente de jato (ventos fortes em altitude) favorece a presença de nuvens no sul do País.

Em Santa Catarina, teremos chuva fraca entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte e Litoral Sul, devido à circulação marítima (umidade do mar), associada a uma alta pressão com centro no mar, altura do Uruguai.

O clima fica ameno em todas as regiões e as máximas ficam entre 18/25°C na maior parte de Santa Catarina, 16/19°C no topo da Serra, nas praias entre 21/24°C, entre 26/29°C em pontos do Extremo Oeste.

Sobre a formação do ciclone extratropical 

Ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão muito comuns no Litoral Sul do Brasil, apresentando maior frequência entre final de outono e início da primavera. O ciclone se formará entre a noite de sexta-feira (26/10) e manhã de domingo (28/10), entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Técnicos acompanham agora a velocidade dos ventos e a localização onde o fenômeno vai ocorrer.

O modelo Europeu de previsão do tempo aponta o ciclone formado no sábado à tarde, bem na altura do Rio Grande do Sul próximo à costa. Caso esse modelo se concretize, teremos um dia de vento forte que irá até domingo. Segundo o modelo, rajadas de 100 km/h a mais em vários pontos de SC e RS.

Já o modelo Americano mostra o ciclone formado no sábado à tarde, porém, mais afastado da costa e na altura do Sudeste do Brasil. A previsão da velocidade dos ventos, caso o modelo aponte essa projeção, seria de 70 a 90 km/h.

Com informações do Jornal Notisul

Notícias Relacionadas

Coorsel conta com a ajuda de outras cooperativas para reestruturar os danos do Ciclone

Mais de 3000 unidades consumidoras foram afetadas pelos ventos que atingiram a região na última terça-feira (30)

Governo de Lauro Müller organiza relatório com danos causados por ciclone no setor de Turismo

Foram apontados seis casos de danos com gravidade à estrutura física de empreendimentos, afetando um estabelecimento de entretenimento, dois restaurantes, um restaurante/centro de eventos, uma lanchonete e uma pousada.

Presidente da República sobrevoa áreas atingidas por ciclone em Santa Catarina neste sábado

Ele irá sobrevoar as áreas atingidas pelo ciclone extratropical nesta semana.

Atingidos pelo ciclone já podem solicitar liberação de FGTS Saque Calamidade em Lauro Müller

A data limite para o saque é 20 de outubro de 2020.