Clima

Entenda por que está tão quente em Santa Catarina

Estado tem registrado temperaturas históricas neste início do ano, com temperaturas acima dos 40 ºC

Divulgação

O verão costuma ser quente em Santa Catarina, mas o Estado tem registrado temperaturas históricas neste início do ano. No Oeste, os termômetros já passaram dos 40 ºC. O DC foi atrás de explicações para o calor intenso por tantos dias consecutivos.

Conforme o meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Corrêa, o motivo para a essa onda de calor na América do Sul, que começou entre Paraguai, Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, e desde o último final de semana atinge Santa Catarina, é chamado de bloqueio atmosférico.

— No sul da América do sul, as condições do tempo não permitiram que as massas de ar frio, que não deixam as temperaturas subirem tanto, se deslocassem para nossa região. Os bloqueios sempre existiram, mas nos últimos anos estão aparecendo com mais frequência — explica o meteorologista.

Essa bolha de calor é sentida com mais intensidade no Extremo Oeste catarinense. A máxima registrada no Estado neste ano foi no dia 17 de janeiro, no município de Caibi: 40,8 ºC.

Aquecimento Global pode ser uma das causas

Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, o calor forte no verão é normal para Santa Catarina, mas não acontece todos os anos porque pode ter algum fenômeno meteorológico atuando que deixa a estação mais amena.

No entanto, ele destaca que um período longo de temperaturas altas, com máximas absolutas muito acima do normal (o que está acontecendo agora) pode ser causado pelas mudanças climáticas.

— Aquecimento global e mudanças climáticas não são sinônimos. O primeiro é a causa, o segundo é a consequência. A causa é um fato científico. A temperatura do planeta sobe ano a ano. A consequência, mudanças climáticas, é que temos que avaliar. Por exemplo, essa onda de calor atual entre RS, SC, Argentina e Uruguai pode ser um indicativo? Me parece que sim — destaca Puchalski.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Pacote de crack enterrado ao lado de poste é apreendido em Tubarão

Com apoio do Canil, a droga foi localizada ao lado do poste, embalada e pronta para o comércio

Feagro 2022 é lançada em Braço do Norte

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, lembrou que o Município é o maior parceiro da feira

Setor de eventos vive retomada em SC, mas tem desafios como mão de obra e fornecedores

Festas, shows e grandes eventos do Estado retomam geração de emprego no segmento, que se ajusta após dois anos de paralisação

Bebê de cinco meses morre após se engasgar com leite em SC

A criança chegou a ser socorrida pelos bombeiros e pelo Samu, mas não resistiu