Segurança

Entenda sobre os acontecimentos envolvendo roubos, prisões e morte de assaltante em Lauro Müller

Confira detalhes da ação policial que perdurou por mais de 12 horas; ocorrência foi finalizada pela PM por volta das 23h30min.

Foto: Divulgação

Esta quinta-feira, dia 28, foi bastante atípica na cidade de Lauro Müller e os acontecimentos ficarão marcados na memória dos moradores. Tudo iniciou após a guarnições da Polícia Militar de Orleans e Lauro Müller serem informadas sobre um roubo registrado em Pedras Grandes. Ao tomar conhecimento do crime, rapidamente se posicionaram em possíveis rotas de fuga.

Quando o veículo Volkswagen Novo Fox, utilizado pelos criminosos, cruzou com a viatura de Orleans, o acompanhamento sentido à cidade de Lauro Müller foi iniciado. Na altura do KM 107, outra guarnição assumiu o acompanhamento e o veículo em fuga na igreja da localidade, indo sentido ao interior do bairro rural.

Foto: Divulgação

Na sequência, o veículo foi localizado em uma residência nas margens da Estrada Geral 107 com um aparelho celular abandonado no interior. Imediatamente, a guarnição conversou com a proprietária da residência, que relatou foi vítima de assalto por indivíduos armados, que apontavam armas para a cabeça dela a todo momento. Eles levaram o celular e as chaves do carro da família. Depois, fugiram sentido ao matagal nos fundos do sítio.

Diante das informações colhidas, a guarnição adentrou no terreno rural, sendo possível localizar G. P. G., que continha, em sua perna, tornozeleira eletrônica acoplada. Na sequência, foi solicitado apoio aéreo do Serviço Aeropolicial (SAER) e viaturas por terra, que rapidamente compareceram ao local para o cerco de perímetro.

Foto: Divulgação

Enquanto isso, os fugitivos entraram em uma residência e amarraram o dono, deixando-o em uma estufa de fumo. No local, também estava o filho dele, que, após o pai ser amordaçado, também foi vítima de roubo, sendo obrigado a entregar a motocicleta CG Honda, de cor vermelha, utilizada pelos criminosos para fugir do local em sentido incerto.

No mesmo bairro, os ladrões, ao passarem por uma residência, perceberam o veículo Ford Fiesta parado, com chaves na ignição, e abandonaram a motocicleta roubada, assumindo o controle do veículo, partindo em direção à Vargem Grande, que liga o Centro com as comunidades de Lageado, Barreiros e Guatá.

Na localidade do Lageado, a guarnição cruzou com o veículo em fuga, sendo iniciado então acompanhamento tático, que perdurou inicialmente pela localidade de Barreiros e posteriormente pelo Guatá. Na Rua Francisco Bertolini Alves, os policiais perderam de vista o veículo em fuga. Quando o encontraram, o automóvel estava parado, ligado, com a porta do caroneiro aberta, com inúmeras marcas de tiros.

Foto: Divulgação

O condutor, de iniciais E. V. B. T., estava dentro do veículo, com ferimentos e sangrando. O Samu foi acionado, compareceu ao local e o conduziu ao hospital, onde o óbito foi registrado. Na cintura do criminoso, foi localizado um simulacro de arma de fogo. Imagens mostram que ele foi alvejado por um vigilante, que deverá ser intimado pela Polícia Civil para comparecer à Delegacia para prestar depoimento.

Foto: Divulgação

As buscas continuaram de forma incessante com intuito de encontrar o suspeito que havia fugido do veículo. O homem, de iniciais W. M. D. E., foi localizado com ferimento na coxa esquerda, escondido no cômodo da lavanderia de uma residência, de posse de uma pistola calibre 380.

Foto: Divulgação

A perícia foi acionada para os locais e os indivíduos presos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Lauro Müller. Há informações de que uma quarta pessoa, do sexo feminino, participou do roubo em Pedras Grandes. Entretanto, ela não foi localizada. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Apoiaram a ocorrência, a guarnição do Canil do 5⁰BPM, o Tático do 29⁰BPM, a guarnição do Oficial de dia do 9⁰ BPM, o comandante da 2⁰Cia, Tenente Arent, o SGT Ronda do 29⁰BPM, as guarnições das cidades de Orleans, Urussanga, São Ludgero, Içara e as Guarnição da Polícia Rodoviária Estadual, Posto P15-Guatá. Apoiaram também as guarnições da Polícia Civil de Orleans e Lauro Müller, juntamente com o SAER.

Notícias Relacionadas

Polícia Civil apresenta dados positivos na repressão de roubos em Criciúma com prisões realizadas e criminosos identificados

Comparado com 2018, os dados indicam redução de roubos com uso de arma de fogo, roubos em residência e roubos com mais de três autores, com estabilização da quantidade de roubos gerais.

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de latrocínio em Sombrio

Autor de roubo e extorsão contra duas mulheres é condenado a 10 anos de reclusão em Criciúma

O crime ocorreu em agosto de 2019, quando as vítimas foram rendidas pelo autor.