Geral

Entidades de Araranguá alertam população para aumento de 24,51% nos tributos municipais em 2021

Quatro entidades assinaram ofício e entregaram à Câmara de Vereadores, solicitando a alteração no índice de reajuste utilizado para reajustar os tributos municipais, do IGP-M para INPC ou IPCA. Se o pedido não for atendido, em 2021 araranguaenses vão custear 24,51% de aumento em impostos, como o IPTU

Divulgação

O índice utilizado para reajustar os tributos municipais pela Prefeitura de Araranguá está no radar das entidades da cidade. Nesta terça-feira (22), a União das Associações dos Moradores de Araranguá (UAMA), ACIVA, OAB e Sindicont entregaram à Câmara de Vereadores um ofício.

No documento, as entidades solicitaram ao Legislativo araranguaense a alteração no índice de reajuste da Unidade Fiscal do Município (UFM), que incide inclusive sobre o IPTU. Segundo o Presidente da UAMA, Lédio Pedro da Rosa, o índice utilizado atualmente é de mercado, quando deveria ser utilizado um índice público.

“Nossa sugestão é que seja utilizado INPC ou IPCA, que são índices do Governo Federal e que não tiveram um reajuste tão alto quanto o IGP-M”, disse.

Reajuste de 24,51%

De acordo com o vice-Presidente do Sindicont, Edio Silveira, se os vereadores não atenderem a solicitação das entidades, a população pode pagar um reajuste fora dos padrões em 2021. “Isso porque o IGP-M acumulou nos últimos 12 meses 24,51%, valor que será utilizado como referência para a Prefeitura reajustar os tributos no próximo ano”, pontuou.

“Todos aqueles que pagam tributos municipais vão ter esse reajuste, que infelizmente os mais pobres serão penalizados num momento de pandemia e de dificuldades financeiras”, ressaltou o Presidente da OAB Subseção de Araranguá, Laercio Machado Junior.

O Presidente da ACIVA, Alberto Sasso de Sá, pediu que a população se atente a essa pauta. “Acreditamos que não é o momento para um aumento tão alto. Estamos passando por uma pandemia, muitas pessoas estão passando por dificuldades financeiras. Em nossa cidade pessoas perderam emprego e renda e aquelas que continuam com seus empregos não terão um aumento de 25% nos seus rendimentos.” comentou.

Notícias Relacionadas

Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Bolsa recuou 0,34%, com perspectiva sobre juros no Brasil

Dia do Livro é comemorado por turminhas da Educação Infantil do Colégio Satc

Além do incentivo à leitura, data envolveu a linguagem, criatividade e o faz de conta

Dinheiro desviado do SUS comprou apartamento milionário em Balneário Camboriú, diz PF

Operação ocorre em mais dois estados além de Santa Catarina

Tigre aproveita “folga” para fazer melhorias no gramado do Majestoso