Geral

Entidades que atendem crianças e adolescentes devem fazer recadastramento junto ao CMDCA de Orleans

Crianças

Foto: Divulgação

Por meio da Resolução nº 1/2017, a Prefeitura de Orleans convoca as entidades governamentais e não governamentais de Orleans, que prestam atendimento às crianças e adolescentes, inclusive escolas e igrejas, para realizarem o recadastramento junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA do município, até o dia 9 de março.

O registro servirá como forma de controle das atividades das entidades e de mapeamento, através dos programas e projetos apresentados, das necessidades das crianças e dos adolescentes orleanenses. Além disso, as entidades que desejam fazer uso de recursos oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA/Orleans poderão encaminhar Projetos Sociais para avaliação e aprovação.

Caso obtenha a aprovação, o projeto será encaminhado para firmação de convênio junto ao FMDCA. No Estatuto da Criança e do Adolescente é estabelecido que as entidades governamentais e não governamentais deverão proceder à inscrição de seus programas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o objetivo implantar as políticas de atendimento e proteção à infância e à adolescência.

São também as entidades de defesa e de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, posteriormente ao cadastro, que têm direito ao voto para eleger os representantes da sociedade civil que assumirão uma cadeira no plenário do CMDCA. O recadastramento servirá também para habilitar as entidades da sociedade civil organizada, que trabalham com crianças e adolescentes, a concorrerem uma cadeira no plenário do Conselho de Direitos.

Documentação exigida

O recadastramento deverá ser realizado na Secretaria de Assistência Social e Habitação, no Centro Administrativo, que fica localizado na Praça Celso Ramos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Para recadastrar-se, o representante da entidade deverá preencher formulário no local do recadastramento e anexar todos os documentos exigidos, bem como os projetos desenvolvidos.

Deverão ser apresentados no momento do protocolo de recadastramento:

I – Documentos explicitamente no formulário disponibilizado de forma atualizada;

II – Prova de constituição legal da entidade: Estatuto Social, Ata de Eleição e Posse da atual diretoria, devidamente registrada em cartório;

III – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da Entidade.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Orleans lança Limpa Fila e deve fazer mais de 3 mil procedimentos até dezembro

Programa foi lançado pelo secretário de Saúde de Orleans, Fernando de Fáveri nesta quarta-feira (30). Programa deve acelerar consultas, exames e pequenas cirurgias no município.

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans

Campanha “Compre de Orleans” será lançada neste sábado na Praça Celso Ramos

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans