Saúde

Entre fevereiro e março, SC registra redução de 92% dos casos ativos da Covid

Total de casos registrados da doença passou a diminuir a partir de 29 de janeiro no Estado

Divulgação

Depois de sete semanas consecutivas de queda, o número de casos ativos de Covid-19 em Santa Catarina chegou a 6.573 nesta quinta-feira (17). Os número representam redução de 92% na totalidade de casos ativos da doença de 29 de janeiro a 17 de março.

O número de casos ativos da doença, com a disseminação da variante Ômicron em todo o Estado, aumentou de 4.508 em 1º de janeiro para 80.251 em 29 de janeiro. Desde o fim do primeiro mês de 2022, o total de casos passou a diminuir.

Os dados mostram ainda uma queda significativa na média de mortes nos últimos dias, 1º de março até esta quinta (17). Após alcançarem média de 32 mortes semanais, em 4 de fevereiro, o número vem caindo por seis semanas seguidas, com pouco mais de seis mortes por Covid-19 na última semana.

Índices de vacinação

Parte dessa redução deve-se aos índices de vacinação registrados em Santa Catarina. Foram aproximadamente 14 milhões de doses aplicadas em pouco mais de um ano de campanha contra a Covid-19.

De acordo com dados do Vacinômetro de Santa Catarina e do Ministério da Saúde, a população vacinável com o esquema vacinal primário completo já alcançou 83%.

Divulgação

As doses de reforço alcançam pouco mais de 37% de cobertura na população acima de 18 anos.

Divulgação

Segundo o secretário da Saúde André Motta Ribeiro, “a vacina é o que nos faz efetivamente deixar a pandemia para trás, por isso é fundamental para todos retornarem aos postos para receberem a dose de reforço”, aponta.

A gestão em Santa Catarina é referência em vacinação contra a Covid-19 e também na baixa letalidade pela doença. O Estado tem a menor taxa de mortes por Covid-19 no país.

Redução da pandemia

Para confirmar a redução da pandemia no Estado, o Mapa de Risco, divulgado no último sábado (12), apontou melhora na situação. Quatro regiões do Estado passaram do nível Alto (amarelo) para o Moderado (azul). São elas: Carbonífera, Extremo Sul catarinense, Grande Florianópolis e Xanxerê.

Desde o início da pandemia, 1.647.105 pacientes testaram positivo para Covid-19 em Santa Catarina e foram registrados 21.554 óbitos. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,31%.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.