Saúde

Entre fevereiro e março, SC registra redução de 92% dos casos ativos da Covid

Total de casos registrados da doença passou a diminuir a partir de 29 de janeiro no Estado

Divulgação

Depois de sete semanas consecutivas de queda, o número de casos ativos de Covid-19 em Santa Catarina chegou a 6.573 nesta quinta-feira (17). Os número representam redução de 92% na totalidade de casos ativos da doença de 29 de janeiro a 17 de março.

O número de casos ativos da doença, com a disseminação da variante Ômicron em todo o Estado, aumentou de 4.508 em 1º de janeiro para 80.251 em 29 de janeiro. Desde o fim do primeiro mês de 2022, o total de casos passou a diminuir.

Os dados mostram ainda uma queda significativa na média de mortes nos últimos dias, 1º de março até esta quinta (17). Após alcançarem média de 32 mortes semanais, em 4 de fevereiro, o número vem caindo por seis semanas seguidas, com pouco mais de seis mortes por Covid-19 na última semana.

Índices de vacinação

Parte dessa redução deve-se aos índices de vacinação registrados em Santa Catarina. Foram aproximadamente 14 milhões de doses aplicadas em pouco mais de um ano de campanha contra a Covid-19.

De acordo com dados do Vacinômetro de Santa Catarina e do Ministério da Saúde, a população vacinável com o esquema vacinal primário completo já alcançou 83%.

Divulgação

As doses de reforço alcançam pouco mais de 37% de cobertura na população acima de 18 anos.

Divulgação

Segundo o secretário da Saúde André Motta Ribeiro, “a vacina é o que nos faz efetivamente deixar a pandemia para trás, por isso é fundamental para todos retornarem aos postos para receberem a dose de reforço”, aponta.

A gestão em Santa Catarina é referência em vacinação contra a Covid-19 e também na baixa letalidade pela doença. O Estado tem a menor taxa de mortes por Covid-19 no país.

Redução da pandemia

Para confirmar a redução da pandemia no Estado, o Mapa de Risco, divulgado no último sábado (12), apontou melhora na situação. Quatro regiões do Estado passaram do nível Alto (amarelo) para o Moderado (azul). São elas: Carbonífera, Extremo Sul catarinense, Grande Florianópolis e Xanxerê.

Desde o início da pandemia, 1.647.105 pacientes testaram positivo para Covid-19 em Santa Catarina e foram registrados 21.554 óbitos. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,31%.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Filho faz investigação paralela e usa até cachorra da família para achar mãe em SC

Carro da mulher foi encontrado em Guaratuba, mas família segue sem notícias dela desde o dia 6 de maio

Homem acorda para trabalhar e se assusta com visita inesperada em SC

Polícia Militar foi acionada para ir até a casa do homem em Campos Novos, no Meio-Oeste do Estado

Rodovia de Criciúma onde morreu empresário fica pronta em dez dias

Previsão de entrega da revitalização de um dos acessos de Criciúma teve o cronograma readaptado, mas agora está no novo prazo previsto

Mulher é atingida com tijolada na cabeça por marido bêbado em SC

Vítima foi parar no hospital e precisou de pontos cirúrgicos na cabeça. Agressor foi preso em flagrante