Esporte

Enxadrista de 10 anos de Orleans se classifica para o Mundial

Davi Elias Zehnder ficou em oitavo lugar no Campeonato Brasileiro

Divulgação/Meta

Aluno do Centro Educacional Meta, de Orleans, o enxadrista Davi Elias Zehnder de 10 anos conquistou o oitavo lugar no Campeonato Brasileiro de Xadrez, na categoria Sub-10. A competição ocorreu em Florianópolis durante os dias 18 e 21 de abril.

Com o bom resultado no Campeonato Brasileiro, o orleanense conquistou vaga no Mundial de Xadrez, que ocorre na China. A classificação é inédita para a cidade e para a escola. Davi já conquistou 15 medalhas em dois anos de competições, incluindo campeonatos regionais, municipais e estaduais. No campeonato catarinense de 2019, o jovem ficou em sétimo lugar.

O sucesso de Davi vem de treinos e dedicação ao esporte. Ele conta que começou a se interessar pelo xadrez quando tinha apenas cinco anos. “Eu me interessei pelo xadrez por causa do meu tio, que foi o primeiro que me deu um tabuleiro. Ele me ensinou as primeiras jogadas. Quando fui para o Meta descobri que havia esse jogo, então a professora Eluana me ensinou as técnicas e gostei ainda mais” conta.

Davi explica que treina três vezes por semana na escola e em casa costuma ler alguns livros, joga xadrez em aplicativos e vê vídeos de campeonatos. A oportunidade de participar em campeonatos veio com o incentivo da professora de xadrez Eluana Turazzi Moreira. “A professora Eluana sempre me incentivou a ir para esses campeonatos. Quando eu fui para o estadual achei que não tinha chance porque o nível é muito alto. E quando fui para o brasileiro menos ainda, mas eu consegui ficar em uma ótima colocação, em oitavo. Tinha muita vontade de ganhar para poder agradecer a quem me apoiava, a professora, o Meta, a vó, os pais”, comenta Davi.

Divulgação/Meta

A mãe de Davi, Graziela Elias, ressalta os benefícios que o esporte trouxe para o filho. “Eu como mãe, que não entendo muito de xadrez, só tenho uma noção básica, acho muito importante o estímulo que o xadrez dá para o raciocínio das crianças e o desenvolvimento lógico. Vemos o resultado nas disciplinas da escola e até mesmo em resolver problemas do dia a dia, porque eles ficam muito mais ligados, espertos e práticos. Também percebo a importância em nível social, porque ele é uma criança bem tímida e tem uma dificuldade de comunicação. Eu percebo que ele se entrosa bem com as pessoas, cria laços de amizade e aprende a lidar com a derrota. Isso é muito importante no crescimento dele e no aprendizado. A questão de estar sempre em grupo, um ajudando o outro, é muito legal. Ele fica forte para enfrentar outros problemas do dia a dia”, ressalta a mãe.

A professora de xadrez, Eluana, também destacou os benefícios que o esporte da mente traz para o desenvolvimento de habilidades cognitivas para as crianças. “Os jogadores de xadrez desenvolvem a capacidade de resolver problemas, o raciocínio, a concentração, a memória, aprendem a interagir com os colegas, desenvolvem amizades por meio do esporte e também tem melhores desempenhos nas disciplinas escolares”, diz a professora.

Eluana ainda explica que o xadrez tem ligação com as matérias curriculares da escola, o que ajuda no desempenho dos alunos também em sala de aula. “Na disciplina de História eles aprendem de onde veio o jogo, em artes observam o contexto cultural, em geografia se familiarizam com lugar, na matemática nem se fala, porque o jogo é cálculo do início ao fim. O esporte também ajuda na comunicação, porque o enxadrista precisa conversar com o técnico e com os outros jogadores”, relata a professora.

Divulgação/Meta

A técnica ressalta que o xadrez ainda não tem tanta visibilidade como outros esportes e isso é uma das principais dificuldades que os atletas enfrentam. Eluana conta que para a viagem até a China para o Mundial, o Centro Educacional Meta está buscando patrocínios e ajuda para cobrir os custos. “São 12 dias de Mundial na China. Então vamos buscar ajuda para a viagem e estadia. Vamos procurar patrocínios e ajuda da prefeitura, que já contribuiu na viagem para o Estadual, e também faremos rifas, para arrecadar o valor necessário”, explica.

Eluana destaca que o foco principal da escola é desenvolver a inteligência e uma das maneiras de fazer isso são as aulas de esportes da mente. Xadrez, cubo mágico e robótica são oferecidos como opções de desenvolvimento intelectual aos alunos da escola. A professora fala que esse desenvolvimento “é importante, porque só com a tecnologia o aluno não irá desenvolver as habilidades que o humano precisa durante a vida”.

Os interessados em contribuir com a viagem de Davi para o Mundial na China podem entrar em contato com o Centro Educacional Meta por meio das redes sociais.

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Valmir Jose Bratti, de 68 anos, de Orleans, recebe alta da UTI após 30 dias internado; VEJA VÍDEO

O reencontro com sua filha Natalia foi emocionante. Em meio a lágrimas de felicidade, ele foi recebido pela equipe médica com aplausos calorosos