Geral

Equipe Baja Satc retorna à competição nacional após dois anos

Provas do Baja SAE Brasil serão disputadas em São Paulo

Divulgação

Depois de dois anos sem se ver, os melhores da competição Baja SAE Brasil voltam a se encontrar. O evento nacional já tem data marcada e a equipe do Baja Satc estará mais uma vez presente. Entre os dias 20 a 24 de abril, os competidores dos principais cursos de Engenharia Mecânica do país estarão disputando as provas em São José dos Campos (SP).

A última vez em que os acadêmicos se reuniram foi em março de 2020, poucos dias antes do país ficar praticamente parado por conta da pandemia de Covid-19. Retornar agora, mesmo sendo um grupo novo, é muito importante para os estudantes.

“Temos um grupo muito unido, que trabalhou nos últimos meses para deixar tudo certo. Procuramos ajustar situações em que houve problemas na última competição e tenho certeza que vamos representar muito bem a Satc”, explica o capitão da equipe da UniSatc, Hórus Guimarães Luciano. Junto com ele, mais 11 estudantes de Engenharia Mecânica e de Engenharia Mecatrônica e três professores estarão representando a instituição na disputa.

Nas últimas semanas, conforme o capitão, a equipe fez a checagem de todos os itens, procurando não deixar nada de fora. “Tivemos um bom desempenho em 2020 e queremos manter. Nos pontos onde houve problemas, melhoramos”, explica o coordenador do Baja Satc, professor Adelor Felipe da Costa.

A competição nacional terá 70 equipes inscritas. Nos cinco dias do evento, os acadêmicos irão apresentar os carros off-road que foram construídos para a disputa. Mas, também terão que demonstrar conhecimentos em áreas como aerodinâmica, projetos, sistemas de freios e motores.

Pela primeira vez, assim como a maioria de seus colegas, Marlos Dagostin Patrício estará no Baja SAE nacional. E terá a missão de pilotar o carro da UniSatc. “Estou confiante. Sei que é uma grande responsabilidade, mas nossa equipe está unida e fizemos vários ajustes no carro, melhorando suspensão, motor e caixa”, revela.

Uma das provas mais esperadas é o enduro, que encerra a competição no domingo (24). Marlos, que estará pilotando o carro, tem pela frente a difícil tarefa de dirigir por quatro horas em um percurso acidentado e com vários obstáculos. O grupo viaja na segunda-feira (18) à noite para São José dos Campos.

Notícias Relacionadas

Ventania tomba caminhão na Serra do Rio do Rastro: velocidade do vento chegou a 157 km/h

Ninguém se feriu. Por conta da previsão de mais vento forte nesta quarta, a Serra do Rio do Rastro foi fechada.

Previsão de neve segue em SC nesta quarta-feira e pode ocorrer em outras regiões do estado

Além da Serra, partes mais altas do Oeste e Norte também podem registrar fenômeno, segundo Epagri/Ciram. Na terça, flocos foram vistos pela manhã e à noite.

Caminhão cai em rio após ponte quebrar no interior de Orleans; veja vídeo

Acidente foi registrado na tarde desta terça-feira, dia 17, e as causas serão apuradas.

Neve cai pela segunda vez em Santa Catarina nesta terça-feira; veja vídeo

Fenômeno já havia sido registrado pela manhã. Condição favorável segue até madrugada de quinta-feira, segundo Epagri/Ciram.