Geral

Equipe do LABSatc participa de avaliação sobre amostragem de águas e efluentes

Objetivo é realizar testes diante de outros laboratórios brasileiros e mostrar a eficiência do processo

Divulgação/Satc

Saber que o trabalho desenvolvido em um laboratório apresenta os resultados precisos. Essa é uma das propostas da etapa de Proficiência em Amostragem de Águas e Efluentes da Rede Metrológica do Rio Grande do Sul. Realizado na semana passada em Porto Alegre, o evento contou com a participação da equipe técnica do Laboratório de Análises Químicas e Ambientais (Laqua), que integra o LABSatc.

Além dos profissionais do Laqua, a etapa reuniu técnicos de laboratórios e empresas do país, principalmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que atuam com análises e medições. Também participou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que é responsável por normativas de referência na área ambiental e atua em parceria com a ONU, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“Estamos buscando a acreditação dos laboratórios que estão no Centro Tecnológico Satc. Esta foi a primeira participação neste tipo de atividade, visando atender aos requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025”, reforça o gerente técnico do LABSatc Jefferson Morona. Além dele, também participaram da etapa de Proficiência os técnicos Rubens Scotti Junior e Lucas do Nascimento Zanette.

A participação é importante porque ajuda a apresentar os trabalhos que são realizados nos laboratórios da instituição, fazer contatos com os colegas de outras áreas e verificar novidades. “Naquele momento estamos testando diante de outros laboratórios nossa capacidade técnica, verificando e atestando se aquilo que estamos fazendo está realmente de acordo”, pondera Morona.

O cuidado com o trabalho desenvolvido e o treinamento contínuo das equipes que atuam no LABSatc são questões constantes. “Isso representa o compromisso da instituição com seus clientes e a comunidade, com uma visão de futuro e em busca da inovação. Esta oportunidade serve para que possamos identificar falhas e nos possibilite a tomada de ações assertivas a fim de alcançarmos nossa meta com segurança, clareza, objetividade e confiabilidade”, destaca a coordenadora de Qualidade Laboratorial Geanine M. de Brito.

Notícias Relacionadas

VÍDEO: Serginho Rodrigues avalia primeiros meses de sua gestão em Bom Jardim da Serra

Em entrevista ao Portal Sul In Foco, o prefeito comentou sobre a administração da cidade em 2017 e destacou a previsão de crescimento no turismo para 2018.

Prefeitura de Orleans avalia secretarias e anuncia mudanças na equipe

Os secretários municipais repassaram ao prefeito e vice, um resumo da situação encontrada em cada secretaria.

Meninos são escolhidos na avaliação do Fluminense

Ao todo, sete foram selecionados e agora vão para o Mário Balsini para os próximos passos.

MEC aponta Unibave como nota 4