Geral

Equipe do programa Negócio Certo Rural grava case de produtor rural de Imaruí

Gravações mostrarão as melhorias na produção de mandioca e farinha após a participação no curso.

Equipe de Brasília do programa Negócio Certo Rural grava case de produtor rural de Imaruí

Foto: Divulgação

Com cerca de 11,6 mil habitantes, o município sul catarinense de Imaruí ganhará destaque nacional graças ao programa Negócio Certo Rural e ao produtor rural Dourival Ido Teixeira, o qual será um dos personagens do material institucional do curso que será divulgado em todo o país. As gravações ocorreram nessa terça-feira (21), na propriedade de seu Dourival, na localidade de Samambaia.

Idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, hoje também em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, o Negócio Certo Rural ocorre em todo o Brasil e já ajudou diversos produtores rurais na administração de seus negócios.

Seu Dourival é produtor de mandioca e também possui um engenho de farinha de mandioca. Ele participou do programa com o filho e outros produtores locais, em 2014. Na oportunidade, foram identificados alguns problemas na administração dos dois negócios; soluções foram apontadas por consultores do Negócio Certo Rural e colocadas em prática por seu Dourival, gerando uma produção maior e lucros melhores.

“A história dele foi considerada um case de sucesso pelo Sebrae e o Senar estava selecionando cases de sucesso em todo o Brasil para trabalhar a divulgação do curso. Felizmente, a experiência positiva do seu Dourival foi selecionada, sendo a única dos três estados do Sul”, comentou o consultor do Sebrae/SC, Daniel Bittencourt.

As gravações foram realizadas em Imaruí durante todo o dia por uma equipe de Brasília (DF) do Senar e acompanhadas por profissionais do Sebrae/SC. Foi registrado todo o processo que envolve a propriedade de seu Dourival, desde o plantio da mandioca até o empacotamento da farinha. O material deve ter uma prévia pronta nos próximos 15 dias e, quando finalizada, também mostrará histórias de sucesso de produtores rurais de outras quatro regiões do país.

“Participar do programa foi bem significativo, abriu a minha mente, principalmente, e a do meu filho sobre o que pode ser o nosso negócio. Foram tantas informações positivas que nem chegamos a executar tudo. A gente aprende a fazer cálculos mais específicos, a negociar com fornecedores e clientes. Ficou mais fácil encarar os desafios de ter esse negócio”, concluiu seu Dourival.

Equipe de Brasília do programa Negócio Certo Rural grava case de produtor rural de Imaruí

Foto: Divulgação

Sobre o Negócio Certo Rural

O programa Negócio Certo Rural é dividido em cinco módulos que ocorrem em sala de aula. Uma consultoria individual e outra na propriedade de cada participante também estão inclusas no pacote, sendo que cada propriedade pode ter até duas pessoas inscritas. Elas ainda recebem apostilas, mochila, camiseta, boné, calculadora, bloco de anotações, caneta, lápis, borracha e um pen drive com as planilhas apresentadas no curso. Ao fim dele, um certificado também é entregue.

O Negócio Certo Rural é voltado para produtores rurais acima dos 16 anos e que tenham cursado, no mínimo, até o 5º ano do Ensino Fundamental (antiga 4ª série). Cada turma poderá ter até 15 propriedades (30 participantes). Os encontros acontecerão com intervalo de uma semana, logo, a duração é de aproximadamente dois meses.

Mais informações sobre inscrições, datas e valores podem ser obtidas através da agência do Sebrae em Criciúma (48-3403.2200) ou Tubarão (48-3626.4580).

Colaboração: Vanessa Amando / Sebrae CR/Sul

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Marcas do Sul recebem selo de reconhecimento SPFW

A partir de critérios como inovação no design, uso de materiais, qualidade e originalidade, produtos de oito empresas associadas ao Núcleo de Moda Sul catarinense foram certificados por experts da São Paulo Fashion Week.

Empretec: metodologia da ONU para pequenos empreendedores está com inscrições abertas

Seminários serão realizados pelo Sebrae ainda neste mês.

Tubarão é vencedor estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

O objetivo da premiação é reconhecer as boas práticas públicas de apoio aos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo