Geral

Equipe UniSatc desenvolve contador de fluxo de pessoas para banheiros

Aparelho controla a quantidade de alunos e colaboradores que entram nos recipientes a fim de evitar aglomerações

Pesquisadores da UniSatc desenvolveram mais uma medida de segurança para evitar aglomerações durante a pandemia. A partir de agora, através de um contador de fluxo de pessoas, será controlada a quantidade de alunos e colaboradores que entram e saem dos banheiros da instituição. O aparelho conta com sensores de movimento e vai indicar quando o local tiver atingido a capacidade máxima de pessoas permitida.

O projeto foi desenvolvido utilizando sistemas de eletrônica embarcada que, segundo o professor de Engenharia Mecatrônica, Cleber Izidoro, é quando o aparelho possui finalidade específica. “Instalamos dois sensores: um na frente e outro na lateral do contador. Assim será possível identificar se a pessoa está entrando ou saindo”, explica.

É permitida a entrada de até cinco pessoas por vez em cada banheiro. Quando esse limite é atingido, é identificado no visor digital do aparelho. “Neste momento, a pessoa deve esperar do lado de fora, até que desocupe o espaço”, orienta Izidoro, que foi o responsável pelo desenvolvimento da parte elétrica do aparelho.

Os estudos do projeto foram realizados pelo bolsista Eduardo Vogel, com a supervisão do coordenador de Engenharia Mecatrônica da UniSatc, João Mota Neto. O layout das caixas foi criado pelo coordenador do Laboratório Pronto 3D, professor Daniel Fritzen, e a auxiliar de montagens foi a técnica em laboratório, Beatriz Westrup.

Notícias Relacionadas

Homem com faca e garrafa quebrada rouba estabelecimento e ameaça vítima de morte em Capivari de Baixo

Assalto ocorreu por volta das 16h30 desta quinta-feira, dia 6, na área central da cidade.

Cartão postal: As cores da Ponte Anita Garibaldi

Durante o mês de maio a iluminação da ponte de Laguna terá um espetáculo aos olhos.

Julgamento decide futuro do governador Carlos Moisés em 2º impeachment

Julgadores decidirão se Carlos Moisés cometeu crime de responsabilidade na compra fraudulenta de 200 respiradores; afastamento depende de sete votos.

Veículo colide em poste na SC-370, em Braço do Norte

O condutor, de 47 anos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Santa Teresinha.