Poder Executivo

Equipes da prefeitura trabalham na limpeza da cidade após rápido escoamento da chuva

Com mais de 60mm de água em cerca de 10 minutos, temporal tem danos minimizados com ajuda do Canal Auxiliar.

Foto: Divulgação

Após algumas horas de estiagem, a Defesa Civil de Criciúma informa que não há mais pontos de alagamento na cidade. Apesar da situação se encontrar dentro da normalidade, o órgão seguirá fazendo acompanhamento e monitoramento durante toda a noite e pela parte da manhã.

“Todos os pontos já baixaram, o Rio Criciúma e os córregos estão fluindo dentro da normalidade. Já estamos na etapa da limpeza. Felizmente não registramos nenhuma ocorrência com vítima, apenas danos materiais”, informou o coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Criciúma, Dioni Borba.

Depois das fortes chuvas que atingiram a região no fim da tarde desta terça-feira (15), o alerta se mantém. De acordo com dados da meteorologia da Defesa Civil, a condição de chuva e temporais isolados se repete também nesta quarta-feira (16), com possibilidade de se manter até sábado (19).

O pedido é para que as pessoas tomem medidas de prevenção, principalmente nos pontos mais críticos de acúmulo de água. Em cerca de 10 minutos foram registrados mais de 60mm de chuva, causando alagamentos em diversos locais da cidade. Os mais atingidos foram o bairro Santa Bárbara, arredores do Hospital São José e pontos da região central da cidade.

Durante a chuva, o Canal Auxiliar do Rio Criciúma operou com quase 100% da capacidade evitando que mais pontos de alagamento se formassem, podendo resultar em uma situação ainda mais difícil. “Sem o Canal Auxiliar, teríamos um dano de 60% a mais. Percorri todos os pontos atingidos da cidade e pude constatar que o canal foi o fator principal para minimizar os danos. Foi fundamental para a cidade de Criciúma nesse momento difícil”, acrescentou Borba.

As máquinas da Setep foram deslocadas para auxiliar na desobstrução de vias. A equipe de profissionais da Intendência do Rio Maina atuou na região central para auxiliar na desobstrução de bocas de lobo. A partir da manhã desta quarta-feira, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana irão trabalhar na limpeza da cidade.

A Administração Municipal bem como a Defesa Civil, por meio de suas viaturas, seguem empenhadas, atendendo as ocorrências fazendo vistorias e levantamento técnico das áreas.

Colaboração: Comunicação DECOM

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Prefeitura realiza doação de terrenos para empresas e fomenta geração de empregos em Criciúma

Localizadas no Loteamento Industrial Vila Natureza, áreas foram destinadas para duas empresas. Objetivo é a geração de empregos e renda às famílias

Tribunal de Justiça autoriza prefeitura a retomar obras da passarela em frente à Unisul, em Tubarão

Iniciada em fevereiro, a construção da passarela precisou ser interrompida por alguns dias ainda no primeiro semestre por conta da ação judicial de uma empresa inabilitada no processo de licitação.

MultiOx: produto de limpeza doméstica é novidade na Feira Casa Pronta em Tubarão

Novidade é exclusividade da Guimarães Produtos de Limpeza, empresa com mais de 30 anos no mercado. Este e outros produtos serão apresentados a partir desta quarta-feira (23) aos visitantes que passarem pelo piso térreo do Farol Shopping.