Geral

Equipes do Governo do Estado atuam em município do Sul de SC atingido por evento climático

No município de Praia Grande, dois afluentes do Rio Mampituba provocaram alagamentos.

Divulgação/Secom

O Sul de Santa Catarina foi afetado pela formação de uma frente fria associada ao novo ciclone extratropical entre a noite de terça-feira (7), e madrugada desta quarta-feira (8). No município de Praia Grande, dois afluentes do Rio Mampituba provocaram alagamentos. Ruas ficaram alagadas e as comunidades rurais de Pintada, Rio do boi, Alto da Esperança, Mãe dos homens, Aparecida, São Roque e Vila Rosa ficaram isoladas.

Uma força conjunta formada pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Obras, Defesa Civil municipal e Corpo de Bombeiros Militar, realizou o resgate dos atingidos. A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) auxilia o município por meio da coordenadoria regional de Araranguá.

Informações preliminares apontam que 80 residências no bairro 1° de Maio foram alagadas pela enxurrada, com uma lâmina de 40 centímetros de água. As famílias atingidas foram encaminhadas para a casa de parentes e para um abrigo emergencial aberto no ginásio de esportes municipal, onde 70 pessoas estão abrigadas.

Por volta das 6h desta quarta-feira (8), a chuva cessou e o rio voltou para a calha, baixando o nível em um metro. Estima-se que o rio atingiu no momento da inundação cerca de cinco metros acima do nível normal. A situação está controlada em função do tempo firme e os rios baixam gradativamente.

Levantamento dos danos

Ainda na manhã desta quarta-feira será realizado o levantamento que vai apontar o apoio necessário para as famílias atingidas. A DCSC está preparando, caso haja necessidade, o envio de itens de assistência humanitária.

“Estamos vivenciando momentos difíceis em nosso Estado com muitos eventos climáticos e epidemiológicos simultâneos. Dentre eles o Covid-19, tornado, ciclone e agora alagamentos e riscos de deslizamos”, comentou o Chefe da DCSC João Batista Cordeiro Júnior. Ele destaca que o Governo do Estado está atuando em todas as frentes para agilizar a resposta e dar todo o apoio necessário para as cidades atingidas.

Monitoramento e alerta

A equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina realiza o monitoramento constante de todo o território catarinense emitindo informações e atualizações constantes. As informações estão disponíveis no site, redes sociais da Defesa Civil e nas mensagens SMS. Para receber os alertas basta enviar uma mensagem SMS para o número 40199 contendo no corpo do texto o CEP do local que deseja ser monitorado.

“Pedimos à população que continue atenta aos aletas da DCSC para que possa estar preparada e assim presar as vidas e minimizar os danos e prejuízos. O nosso foco é proteger os catarinenses”, finalizou João Batista.

Confira os maiores índices pluviométricos registrados e os municípios com risco de deslizamentos:

Divulgação

Notícias Relacionadas

Com aperfeiçoamento constante, Associação de Apicultores de Orleans é destaque em Santa Catarina

Governo do Estado amplia em quase 70% os investimentos e aplica R$ 18,8 milhões em conservação de rodovias em 2020

O repasse para conservação das SCs teve um salto de 69,4% no primeiro semestre de 2020, se comparado ao mesmo período do ano passado.

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

Tribunal de Justiça confirma que município de Laguna deve fechar acessos de carros à Praia do Cardozo

Na sentença, foi determinado ainda que a prefeitura promova a instalação de placas de advertência no local e fiscalize a área, sob pena de multa diária no valor de R$ 500. A decisão busca preservar o meio ambiente e proteger os banhistas.