Esporte

Escola Atílio Ghisi realiza abertura da Coopa de Futebol Cooperativo, em Braço do Norte

Foto: Ana Caroline Bonetti

A Escola Municipal Atílio Ghisi, em Braço do Norte, realizou a abertura da Coopa de Futebol Cooperativo, nessa terça-feira (8). Trata-se de uma ação do Programa CooperJovem, através da parceria da Cerbranorte com o Sescoop/SC. A Coopa de Futebol Cooperativo, que, neste ano, está na sua 2ª edição, será realizada por duas semanas envolvendo brincadeiras cooperativas entre as equipes, jogos e desafios relacionados ao futebol.

Alguns jogos serão de disputas entre as equipes e num determinado momento as equipes serão trocadas. Outra atividade importante será a confecção de uma trave e uma bola, que serão levadas em pontos específicos da cidade, onde as pessoas tentarão fazer o gol. A intenção é envolver as pessoas e as autoridades nesta ação, através da campanha intitulada “gol solidário” para arrecadar mantimentos que serão doados a instituições.

Foto: Ana Caroline Bonetti

Nas palavras do professor Ramon, um dos professores responsáveis pelas atividades do CooperJovem, o propósito da Coopa é disseminar a cooperação, promover a cidadania e a cultura da paz nas escolas. Por isso, é muito importante mostrar aos alunos que cooperar, é muito melhor do que competir, pois, todo mundo ganha junto. Durante a realização do projeto muitos valores e ações são repassados diariamente, como respeitar, colaborar, cooperar, ajudar, unir e participar. Além disso, antes de iniciar a Coopa de Futebol Cooperativo, os professores participaram de diversos treinamentos de capacitação, para aprender a desenvolver as atividades do projeto e, assim, poder ensinar aos alunos.

O evento de abertura do projeto contou com a presença do presidente da cooperativa, Antonio José da Silva, e das coordenadoras do CooperJovem da Cerbranorte, Vanessa e Jackelini. O prefeito Roberto Kuerten Marcelino também esteve prestigiando o evento, juntamente com a coordenadora pedagógica Marlene Oliveira Santos, representando a Secretaria Municipal da Educação.

Foto: Ana Caroline Bonetti

O presidente Toninho, em sua fala, lembrou o quanto é importante a cooperação no dia a dia para o desenvolvimento da sociedade e da importância do apoio às entidades e também ao esporte na região. Na oportunidade, o prefeito Beto parabenizou a cooperativa por levar o cooperativismo para dentro das escolas através de um projeto diferenciado e inovador como o CooperJovem.

Colaboração: Ana Caroline Bonetti

Foto: Ana Caroline Bonetti

Notícias Relacionadas

Associação Atlética de Orleans precisa de apoio para fazer ainda mais história no futebol orleanense

Próspera lança plano de sócio para a temporada

Neste primeiro momento, três tipos de modalidades estão disponíveis para a torcida.

Impactado pelo cooperativismo, morador de Imbituba vai a Diamantino (MT) em campanha nacional do Sicredi

Um associado vai até o município onde mora outro, evidenciando intercâmbios de trajetórias pessoais e de vivências com a instituição.

Cerbranorte lança projeto “Energia Positiva” com apoio de voluntárias

Primeira ação do projeto será uma palestra sobre o tema “Depressão: baixa autoestima”, nesta terça-feira (19), na Afuc.