Geral

Escola Barriga Verde: preparando pessoas para o futuro

Cinco alunos do terceiro ano do Ensino Médio prestaram o vestibular da Acafe como um teste e foram aprovados antes da conclusão do ano letivo.

Divulgação/EBV

Com uma proposta focada no amplo desenvolvimento, a Escola Barriga Verde – EBV oferece uma formação diferenciada ao preparar os estudantes para a experiência acadêmica e para os desafios da vida adulta. E a sua metodologia vem construindo resultados importantes. Cinco alunos do terceiro ano do Ensino Médio prestaram o vestibular da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe como um teste e foram aprovados antes da conclusão do ano letivo.

A diretora de Educação Básica da instituição, Rosilane Damazio Cachoeira, pontua que a proposta da escola é tornar o ambientar escolar o mais prazeroso possível por meio de projetos pedagógicos dinâmicos e inovadores. “Trabalhamos, do infantil até o terceirão, com propostas de atividades diferenciadas para a formação integral dos alunos, visando a autonomia deles para a busca da aprendizagem além da escola”, explica. “A busca por inovação também é constante. A Oficina de Robótica é um exemplo disso. Fechamos uma parceria com uma empresa desse segmento porque entendemos que as aulas de robótica possuem uma abordagem dinâmica e contribuem muito para o desenvolvimento do raciocínio. A implantação da disciplina de Empreendedorismo e Projeto de Vida, que trabalha a questão da inteligência do socioemocional, é outra proposta de valor da EBV ”, completa.

Rosilane ainda detalha que no terceirão, os alunos contam com material diferenciado semi-extensivo, com parte de revisão de conteúdo para o vestibular. “Para dar um suporte ainda mais focado, neste ano lançamos a Oficina de Redação para os estudantes que desejam aperfeiçoar a escrita. Essa sistemática e os critérios de avaliação são pautados nas exigências do Enem”, frisa. A diretora também informa que a EBV aplica simulados desde a 6ª série para que os alunos sejam preparados para o grande desafio do vestibular por meio da experiência de vivência.

“Conseguimos trazer uma proposta com diferenciais, e esses diferenciais são peças fundamentais na conquista de resultados, como essa em que cinco alunos passaram no vestibular antes mesmo de concluir o terceirão. E tenho a certeza de que no fim do ano colheremos ainda mais frutos”, projeta a diretora de Educação Básica da EBV.

Qualificação do corpo docente

Gustavo Beltrame é um dos alunos que prestou o vestibular da Acafe por experiência e já se mostrou preparado para o grande dia do vestibular. “Eu vejo a qualificação e a experiência dos professores como ponto chave que nos dá o rumo certo para alcançar os resultados que almejamos”, afirma o estudante. “Outro ponto muito forte é a estrutura da EBV. Temos laboratórios com excelente acervo e equipamentos de ponta, e uma biblioteca riquíssima com conteúdos que nos auxiliam muito nos estudos. Temos a oportunidade de conciliar a teoria com a prática”, avalia.

Ele ainda elogia o método de preparo para o vestibular. “É uma abordagem feita com maestria. A Oficina de Redação, por exemplo, ajudou muito a alavancar as notas na redação, que é um dos pontos principais para alcançar um bom resultado no vestibular. Contamos ainda com aulas auxiliares para as disciplinas de exatas, que também é importantíssimo”, observa o jovem.

“Esses pontos que mencionei foram fundamentais e me nortearam nessa experiência. Recordo que enquanto respondia as questões lembrava dos conteúdos tratados em aulas práticas nos laboratórios por exemplo, o que comprova que o método de ensino é eficaz”, conclui o estudante.

Alunos do terceirão EBV aprovados no vestibular da ACAFE:

Luiza Crema Monteguti – curso Nutrição

Luis Gustavo Machado Debiasi – curso Ciências contábeis

Luiza Schambeck – curso Relações Internacionais

Iris Hanoff Damazio – curso Direito

Gustavo Beltrame – curso Engenharia Elétrica

Notícias Relacionadas

Colisão frontal entre veículos deixa duas pessoas feridas em Gravatal

O acidente ocorreu por volta das 18h deste domingo (22)

Três pessoas são presas em Tubarão ao pedir doações para entidade que não existe

Os suspeitos foram presos por estelionato na tarde desta segunda-feira (23)

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Mais de mil e quinhentas pessoas foram imunizadas contra o sarampo no Dia ‘D’ em Criciúma

Objetivo da campanha é que pessoas com idade entre seis meses e 49 anos recebam a vacina tríplice viral que previne contra o sarampo, caxumba e rubéola