Geral

Escola de Criciúma representará o Brasil em Olimpíada Internacional de Matemática

Competição será realizada na Tailândia, no mês de agosto.

Foto: Daniel Búrigo / Jornal A Tribuna

Três estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Jorge da Cunha Carneiro, do bairro Brasília, irão participar da Asia International Mathematical Olympiad – Aimo, ou Olimpíadas Internacionais de Matemática da Ásia, numa tradução livre que, neste ano, será realizada em Bangkok, na Tailândia.

Gabriel Domingos Zanoni e Sofia da Silveira Joaquim, do 8º ano, com Lucas Rodrigues, do 6º ano do ensino fundamental, representarão o Brasil na competição, que será realizada entre os dias 3 e 7 de agosto.

No mês de abril, a escola participou pela primeira vez da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras – OIMSF, que é uma prova realizada em conjunto com toda a turma, apresentando uma solução geral. Uma turma do 5º ano e outras três do 6º ano do ensino fundamental conquistaram ouro em nível estadual, e prata em nível nacional. Por conta do resultado, a instituição foi convidada para participar da comissão brasileira que irá participar da competição.

Foto: Vivian Sipriano / Comunicação Prefeitura de Criciúma

No ano de 2017, três escolas formaram o comitê brasileiro que viajaram até a Malásia para a disputa, reunindo mais de dois mil estudantes. Para 2018, a prefeitura viabilizou a viagem dos estudantes, que estarão acompanhados da professora Karine Callegari Mrotskoski, da diretora da escola, Daniele Schlichting Fusinato, além da secretária de Educação, Roseli de Lucca Pizzolo.

Segundo a secretária de Educação, é uma honra para o município a escola estar representando o país numa competição deste nível. “Isso é resultado de todo um trabalho de vários anos. Mostra que sempre que se investe em educação, o resultado aparece”, afirmou.

“Independentemente do resultado na Tailândia, só o fato de estarem lá já é motivo de orgulho. São filhos da nossa cidade, da nossa escola. A gente se considera responsável por todos os 19 mil estudantes. O que importa é que chegaram longe e estamos muito bem representados”, comemorou o prefeito Clésio Salvaro.

Colaboração: Guilherme Nuernberg / Comunicação Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Educação monta força-tarefa para garantir que alunos de comunidades distantes recebam atividades impressas

O mesmo esforço para entregar as atividades impressas para alunos sem acesso à internet está sendo feito por vários gestores escolares e professores da rede estadual.

Projeto Educanvisa promove saúde em escolas da rede municipal de Lauro Müller

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.

Denúncia de bullying será investigada em Tubarão

Uma das acusações é que um professor e outra aluna do colégio passaram tinta e cola no cabelo da criança.