Geral

Escola de Samba Navegantes vai levar a arte para as avenidas de Balneário Arroio do Silva

A escola de samba mais tradicional de Balneário Arroio do Silva, a Navegantes, não vai deixar as avenidas sem fazer uma justa homenagem, de uma forma geral, a arte. Sim, seja ela como música, plástica, dança ou teatro “A arte como mediadora do conhecimento” é o tema que dará cor aos carros alegóricos da escola neste ano. E a 12 dias do desfile, a pressa já começa a virar inimiga da própria arte.

“Os preparativos estão a mil. Passamos o verão praticamente em cima deste carnaval. Ultimamente temos dormido duas horas por noite”, revelou a presidente da Navegantes, Marcia Seixas. O motivo para tanta pressa, segundo ela, é devido ao adiantamento do carnaval, que este ano caiu mais cedo, no dia 15 de fevereiro.

Apesar disso, o conselheiro fiscal da Escola, Adilton Maragno, garante que a Navegantes vem para trazer muito samba a avenida. “Estamos com uma bateria pioneira este ano, porque estamos resgatando os netos dos primeiros bateristas”, ressaltou. Para que todo o trabalho tenha muito glamour no dia 15, a Navegantes vai desfilar com um carro alegórico e oito alas, tendo envolvimento direto de 350 até 400 pessoas.

No desfile, artistas como o cantor Rubens Daniel; o escultor Nilton Altiere; o artista plástico Alexandre Rocha e Vladimir Alves, criador do logotipo da APAE, vão fazer parte das alegorias, sendo merecidamente homenageados.

Uma rainha pronta para a avenida

Quem vê o sorriso no rosto de Jéssica Marcon, não imagina a dedicação desta jovem para tão cedo, aos 18 anos, já ter o título de rainha da escola de samba Navegantes. Pelo segundo ano seguido, Jéssica vai ter a honra de desfilar a frente dos carros alegóricos. Há sete anos na Escola, ela conta que para manter a forma e fazer bonito no dia, ela faz duas horas por dia de malhação. “Além de estar presente em todos os eventos e organizações da escola. Eu literalmente vivo a Navegantes”, disse.

Para o grande dia, ela diz não ter medo da responsabilidade de ser a rainha. “Eu acredito muito no meu potencial e estou me preparando o ano todo para representar bem a escola”, pontuou.

A arte e o samba

O tema voltado para as quatro principais expressões da arte humana: plástica, teatro, dança e música, não foi escolhido por acaso. A presidente Marcia Seixas revelou com exclusividade ao Portal Sul in Foco, que esta foi uma forma de homenagear a sua mãe, no qual está com câncer. “Este tema já havia sido o meu TCC em pedagogia, e como minha mãe está doente, foi uma forma de homenageá-la”, salientou.

Confira a seguir o refrão do samba enredo de 2015 da Navegantes:

“A arte representa;
Ideia e sentimento.
E traz para o tema;
Conhecimento.
E a Navegantes traz para esse momento;
uma energia que contagia.
Violão, pandeiro ou tambor;
expressando muito amor”.

Colaboração: Felipe Balthazar

[soliloquy id=”107806″]