Educação

Escola do Meio Ambiente pode ser implantada no Horto Municipal de Içara

Equipe de Içara visitou esta semana projeto educativo que é referência em São José.

Foto: Divulgação / Tânia Giusti

O modelo da Escola Municipal do Meio Ambiente de São José, no Parque Ambiental dos Sabiás, pode ser implantado no Horto Municipal de Içara nos próximos meses. Uma equipe do Governo de Içara, composta por membros da Fundação do Meio Ambiente de Içara – FUNDAI, Secretaria de Educação, Legislativo içarense, além da Cooperativa de Agricultura Familiar de Içara – COOPAFI, conheceu o projeto esta semana.

De acordo com o biólogo e superintende da Fundai, Ivan Réus, o objetivo da Escola é despertar a consciência critica frente à problemática ambiental, de modo participativo, visando mudanças de atitudes e valores e adotando uma postura de respeito e compromisso com o ambiente.  “A Escola Municipal do Meio Ambiente apresenta um trabalho educativo nesse sentido, unindo criatividade e recursos, por meio de uma equipe multidisciplinar de professores nas áreas de Biologia, Educação, Educação Física, Pedagogia, Química, Geografia e História. O modelo foi visto e os caminhos propostos, agora é trabalhar para que Içara também possa ter uma escola voltada para os saberes ambientais”, destacou.

Segundo a equipe, o Horto Municipal de Içara, localizado na comunidade e Segunda Linha, é o local ideal para abrigar o projeto. “O horto tem o espaço necessário para colocarmos o projeto em prática, pelo espaço privilegiado de contato com a natureza, número de espécies de plantas/animais e também pela proximidade com o centro da cidade”, completou o superintendente.

“Nós acreditamos que a educação ambiental é a principal ferramenta na formação de uma nova consciência, para uma sociedade que privilegia a sustentabilidade. O conhecimento ambiental, em todos os segmentos da sociedade, contribui para a formação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres para com o Ambiente”, destacou a gerente de projetos da Secretaria de Educação Marli de Fáveri.

O presidente do Legislativo içarense Alex Ferreira Michels e o presidente da Coopafi Jairo Manoel da Silveira acompanharam a visita.

Escola do Meio Ambiente

A Escola do Meio Ambiente conta com uma equipe multidisciplinar e atende alunos da Rede Municipal, bem como demais grupos interessados em participar das atividades de educação ambiental.

A área pública, com 35 hectares, é administrada pela Secretaria Municipal de Educação e pela Fundação do Meio Ambiente.

Notícias Relacionadas

Profissionais são capacitados para aprimorar técnicas de paisagismo, em Treviso

Curso faz parte do processo de reestruturação do horto municipal.

Horto Municipal é reativado em Nova Veneza

Até o momento, são mais de dez tipos de hortaliças plantadas, que serão consumidas nas escolas.

Bebê sobrevivente a ataque em creche de SC recebe alta da UTI

Henryque teve um corte perto do olho, que atingiu até o osso da face, cortes nos lábios e gengivas, outro perto do pescoço, que atingiu o pulmão, na barriga e mais alguns superficiais.

Arteris se manifesta sobre acidente na BR-101 que matou caminhoneiro

Caminhoneiro Jaci Laranjeira Nunes, de 55 anos, morreu no gravíssimo acidente.