Sem Categoria

Escolas de SC têm problemas de infraestrutura na volta às aulas

Mais de 500 mil estudantes retornaram às salas de aula nesta segunda (9). Secretaria de Educação de SC diz que calendário não será comprometido

Foto: Ilustração / Divulgação

Foto: Ilustração / Divulgação

Pelo menos 10 escolas da rede estadual de Santa Catarina apresentaram problemas de infraestrutura nesta segunda-feira (9), quando começou oficialmente o novo ano letivo. Como as unidades estão em obras, o início das aulas teve que ser adiado.

Mais de 500 mil estudantes retornaram às salas de aula nesta segunda (9). A Secretaria estadual de Educação informou que o calendário escolar não será comprometido.

No município de Tubarão, no Sul catarinense, a Escola Senador Gallotti ganhou 10 aparelhos de ar-condicionado, mas nenhum deles pode ser ligado porque a fiação elétrica do prédio é muito antiga.

Já em Joinville, no Norte do estado, parte do prédio da Escola João Martins Veras estava sem energia elétrica. Professores se recusaram a entrar nas salas devido ao calor. "Nessas condições e com esse calor, ir para a sala de aula para quê? Para passar mal?", disse a professora Carla Fachini.

Falta de professores

A Escola Comendador Arno Zadrozny, em Blumenau, no Vale do Itajaí, que deveria oferecer ensino integral, começou o ano letivo atendendo os alunos em meio período. Segundo reportagem da RBS TV, 10 disciplinas estão sem professores. Algumas atividades foram suspensas.

A gerente regional de Educação, Maria Isabel Schulz, garante que os professores temporários serão chamados nas próximas semanas. "Vamos tentar sanar todos os problemas de falta de professor que existir em todas as nossas escolas", declarou.

Conforme o site G1 SC Há quatro anos, um condomínio popular foi construído perto da Escola Carlos Techentin. Assim, o número de alunos passou de 600 para 900. A unidade teve a nota mais baixa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas públicas de Blumenau no ano passado. Um novo prédio foi construído e deve ser inaugurado na próxima semana.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville disse que os reparos na fiação elétrica da escola começam em um mês. Sobre a Escola Senador Gallotti, em Tubarão, a Secretaria Regional informou que já tem um projeto para ampliação da rede elétrica, mas ainda não tem data pra começar a obra.