Geral

Escoteiros se reúnem em Orleans para Congresso Estadual

Escoteiros de 58 grupos catarinenses estão reunidos em Orleans, onde participam do 21º Congresso Escoteiro Estadual, promovido pela União dos Escoteiros do Brasil, região de Santa Catarina. O evento tem como anfitrião o Grupo de Escoteiros Encostas da Serra.

Uma série de atividades, como palestras, oficinas técnicas, fórum de jovens líderes, está ocorrendo entre hoje (21) e amanhã (22). A abertura do congresso aconteceu nesta manhã, às 08h45min, no auditório do Centro de Vivências do Unibave, reunindo mais de 350 lideres dos escoteiros.

Ainda hoje, às 19 horas no mesmo local, ocorre a sessão solene que é aberta ao público. Amanhã, às 8 horas, inicia a sessão da 22ª Reunião Ordinária da Assembleia Regional. O evento encerra às 12 horas.

O chefe do grupo Encostas da Serra, Frederico Tezza Wassen, está feliz por receber na cidade o congresso.  “Para nós, do grupo de escoteiros, é motivo de orgulho, acredito que para a cidade também, sediar um evento desta grandiosidade, onde estamos recebendo mais de 350 lideres do movimento escoteiro de todo Estado”, pontuou.

Para o chefe de tropa sênior do grupo Encostas da Serra e coordenador local do evento, Fernando Monteiro Baltazar, é um grande desafio sediar o congresso, especialmente considerando o pouco tempo de existência do grupo. “O congresso é o maior evento dos escoteiros de Santa Catarina e para nós, sediá-lo, é uma honra e uma grande responsabilidade, por isso que estamos trabalhando há um ano para bem recepcionar os companheiros aqui em nossa cidade”, destacou.

O presidente da União dos Escoteiros do Brasil – região de Santa Catarina – Nadir Antonio Mussio, elogiou a receptividade e organização do evento. “Estamos felizes em ver tudo muito bem organizado. Parabéns aos organizadores pela dedicação. As formações básicas e avançadas são as oportunidades que mais agregam conhecimento e experiência na vida das pessoas. É neste ambiente que conseguimos trocar experiências, ideias e vivências. E é nesse espírito de troca, de doação, que a diretoria regional dos escoteiros convida para que vocês vivam plenamente esses dois dias”, registrou.

Exemplo

Entre os presentes no congresso está o senhor Paulo Machado, com 82 anos de idade. O idoso, dono de uma simpatia extraordinária, faz parte do movimento escoteiro há 75 anos. Ele se tornou escoteiro aos sete anos de idade e desde então nunca deixou de participar das atividades em seu grupo, o Lauro Müller de Itajaí.

Congresso escoteiro terá palestra internacional

O XXI Congresso Escoteiro Estadual receberá um palestrante argentino para abrilhantar a programação geral deste ano. A palestra tem o tema “Escotismo: Mais Simples, Mais Eficaz!”, e aborda o escotismo como um movimento de educação não formal, propondo um retorno à simplicidade para aumentar a eficácia.

O palestrante, Héctor Carrer, 52 anos, tem formação superior em Psicopedagogia e em Jogos e Criatividade. É especialista em Implementação de Projetos e em Educação Sócio Comunitária. Ele é diretor educativo da editora Tierra de Juego e assessor educativo do projeto Experiência Scout, da Associação Escoteira do Equador em parceria com o Ministério da Educação da República do Equador.

[soliloquy id=”115833″]