Geral

Escritor inglês visita Laguna para conhecer cidade onde Garibaldi passou

Gordon Pincott está refazendo os passos do revolucionário italiano para escrever um livro.

Divulgação

O Instituto CulturAnita esteve acompanhando a visita do escritor inglês Gordon Pincott à cidade de Laguna nesta quinta-feira, 28. Interessado na trajetória de Giuseppe Garibaldi, ele está refazendo os passos do revolucionário italiano, motivo que o fez vir a Santa Catarina.

O objetivo de Pincott é escrever um livro que fale sobre Garibaldi, destacando os lugares de Nice até a Ilha Caprera, onde ele morreu em 1882. “Nos últimos três anos tenho passado por onde Garibaldi viveu e finalmente chegou a hora de vir à Laguna conhecer a cidade”, comenta o inglês, que quer lançar o livro no final de 2020.

A história registra que em 1864, Garibaldi esteve em Londres e foi recebido por uma multidão de admiradores. “Garibaldi é muito conhecido na Inglaterra, tem muita fama por lá”, conta. O fascínio de Pincott pelo revolucionário ocorreu após passar algum tempo na região da Sardenha, onde teve seu primeiro contato com a história do italiano.

A passagem por Laguna foi acompanhada pelo diretor do CulturAnita, Adilcio Cadorin, e por Fernando Pacheco, que tem auxiliado o escritor nas viagens pelo Brasil. “É uma cidade encantadora e com muita história. Dos lugares que visitei no Brasil é o que mais me chamou atenção”, avalia Pincott sobre a terra natal de Anita Garibaldi, esposa e companheira de luta de Giuseppe.

Além da terra de Anita, ele já esteve nas cidades gaúchas de Camaquã, Porto Alegre, Piratini, São Lourenço do Sul, e entre outras. Uruguai e Argentina também entraram na rota do inglês.

Pincott diz que a próxima visita à Laguna será para apresentar o livro e Pacheco confirma: “Nesse tour pela cidade o levei à Fonte da Carioca. E, se cumprir a tradição, ele vai voltar sempre”.

Colaboração: Comunicação Instituto CulturAnita

Notícias Relacionadas

São Ludgero realiza eventos para cidadãos conhecerem os serviços e benefícios sociais disponibilizados na cidade

Os eventos explanarão sobre os direitos sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Município de Armazém terá de assumir administração dos caóticos cemitérios da cidade

A decisão de comarca local foi confirmada pela 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Saúde de Jacinto Machado alerta para que viajantes passem por triagem ao retornar à cidade

Com dois casos de coronavírus confirmados, ambos em pessoas que viajaram para fora do município, a iniciativa visa conter a proliferação do vírus e também dar segurança ao viajante que retorna para sua família.

Prefeitura de Jacinto Machado realiza barreiras sanitárias nas entradas da cidade em combate ao coronavírus

A ação faz parte das medidas preventivas adotadas pela Administração Municipal para combater a proliferação do coronavírus.