Geral

Espaço de Memória do Chapadão é inaugurado

O Espaço apresenta um panorama geral sobre o processo colonizatório da comunidade

Divulgação

O município de Orleans ganhou, neste fim de semana, mais um local que ajuda a contar a história dos primeiros imigrantes da região. A Associação Cultural de Descendentes Poloneses da Encosta da Serra Catarinense (Apolsca) inaugurou no domingo (12/12) o Espaço de Memória do Chapadão, em uma parceria da prefeitura de Orleans e com trabalhos dos técnicos do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi).

O Espaço apresenta um panorama geral sobre o processo colonizatório da comunidade. “Um recorte histórico construído por muitas pessoas, sobretudo por integrantes da etnia polonesa, que em busca da terra prometida, chegaram e fixaram-se neste território”, diz um trecho da placa que recepciona os visitantes.

O presidente da Apolsca, Luis Gaizinski Slachta, diz que aprendeu muito da história dos imigrantes a cada visita e a cada objeto adquirido para o espaço. “O Espaço vem fortalecer a cultura do município”, afirmou o presidente que agradeceu a participação da comunidade. “Que todos façam proveito do espaço”, disse em seu discurso de inauguração, explicando que o local tem mais lugar para doações de novos objetos.

A construção

Os trabalhos para criação e montagem do Espaço de Memória do Chapadão foram realizados por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e com depoimentos dos moradores da comunidade.

“Foi um trabalho para iniciar a salvaguarda da história e dos bens culturais da comunidade”, comentou a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon. Tanto Valdirene, quanto o museólogo Idemar Ghizzo, trabalharam na criação e montagem do espaço, realizado com recurso, no valor de R$ 20mil, do Termo de Fomento da Prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, repassados a Apolsca.

Notícias Relacionadas

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Anderson lutava contra um câncer desde 2022

Suspeito de matar enfermeiro no estacionamento de UPA em SC é preso com armas e drogas, diz polícia

Prisão ocorreu quase um mês após assassinato. Segundo a Polícia Civil, Abner Luiz Camelim estava dentro de um carro quando foi atingido.

Sete golfinhos são encontrados encalhados no Litoral Norte de SC no 1º trimestre, diz projeto

Animais foram encontrados já sem vida em praias de Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá. Números são referentes ao período de 1º de janeiro a 30 de março de 2024.

SC dobra frota nos últimos 15 anos e chega à marca de 6 milhões de veículos

Estatísticas do Detran/SC mostram crescimento