Geral

Estação Cocal ganha horta comunitária

Durante o mês de junho, Vila Rica e bairro Bortolatto irão receber o projeto

Fotos: Marciano Bortolin

O distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça, ganhou neste sábado a primeira horta comunitária do município. A iniciativa é da Fundação do Meio Ambiente (Fumaf) em parceria com as secretarias de Agricultura, Saúde, Educação e Infraestrutura, além da comunidade, empresas e instituições.

Ao longo do mês de junho, dedicado ao Meio Ambiente, outras duas hortas serão implantadas. Na próxima semana, o trabalho será realizado na localidade de Vila Rica e na sequência no bairro Bortolatto.

O presidente da Fumaf, Natan Souza salienta que o projeto visa estimular a prática da agricultura de subsistência sustentável, proporcionando a alimentação saudável, através do consumo de produtos de maior qualidade. “Isto desperta a conscientização quanto ao reaproveitamento e incentiva técnicas ambientalmente sustentáveis”, fala.

A horta foi toda feita com madeiras reutilizadas que formam os canteiros suspensos.

Doação de mudas

No local, a Fundação do Meio Ambiente ainda fez a doação de mudas de árvores nativas e os agricultores familiares realizaram uma feira. “É uma grande iniciativa da Fumaf que conta com a parceria da comunidade em geral e de instituições que abraçaram a ideia, levando a conscientização e beneficiando os moradores”, fala o vice-prefeito Eduardo Guollo.

Utilização

O funcionamento, conforme o presidente da Fumaf será definido através de regras elaboradas com a própria comunidade.

Souza explica ainda que a iniciativa ocupará espaços públicos, fortalecerá a agricultura familiar e permitirá a participação popular. “Além de Estação Cocal, de Vila Rica e do bairro Bortolatto, outros bairros que tiverem interesse podem procurar a Fumaf e levar este projeto para as duas comunidades também. Estão todos de parabéns pelo projeto e pelo trabalho realizado”, diz o prefeito Noi Coral.

Farmácia Viva

A estrutura recebe também o projeto Farmácia Viva, da Epagri, que se baseia no cultivo de plantas medicinais e orientação quanto ao melhor preparo fitoterápico de cada erva. “Criaremos um material informativo para instruir sobre a espécie, preparo e consumo”, explica Souza.

Além da Fumaf, participam da iniciativa, Epagri, Banco Sicredi, empresas, Cermoful, agricultores e diversas instituições.

Colaboração: Marciano Bortolin 

Notícias Relacionadas

Sicredi abraça a doação de sangue no Dia C de Cooperar

Além de programação especial no Hemosc, agências celebram o cooperativismo em iniciativas de arrecadação e melhorias para entidades e comunidades.

Horta Comunitária nos espaços públicos sem utilização

A indicação aprovada na sessão ordinária de segunda-feira, dia 12.

Sobrinho é suspeito de furtar carro e dinheiro da própria tia após dias hospedado na casa dela, em Urussanga

Idosa de 68 anos relatou que jovem de 19 anos teria se aproveitado para pegar as chaves do veículo e fugir; carteira com R$ 450 e cartões também foram levados.

Siderópolis conhece a realeza da 25ª Festa do Colono em noite de emoção e solidariedade

Escolha das cortes mirim, jovem e terceira idade reuniu 17 candidatas, show da banda Os Farrapos e arrecadou mais de 4,5 toneladas de ração para cães.