Geral

Estado afirma que não abrirá vagas nos Cedups

As inscrições teriam início na última semana, e o fechamento das vagas do segundo semestre de 2018 pegou muita gente de surpresa, inclusive os diretores dos Cedups.

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Educação (SED) confirmou ontem, em nota publicada no site oficial, que os Centros de Educação Profissional (Cedups) não vão abrir novas turmas este ano. As inscrições teriam início na última semana, e o fechamento das vagas do segundo semestre de 2018 pegou muita gente de surpresa, inclusive os diretores dos Cedups.  As informações são do Diário do Sul.

Segundo o texto divulgado pela secretaria, a mudança no calendário de matrículas busca conter a evasão escolar nos 18 Cedups existentes em Santa Catarina. O material ainda cita o exemplo do curso de Informática oferecido no Cedup de Tubarão, que, segundo a secretaria de Educação, conta com apenas um aluno. No início do módulo, no primeiro semestre, eram 45 estudantes.

A medida é baseada em estudos e aponta que a evasão chega a 40% em alguns dos 44 cursos oferecidos nos centros profissionalizantes do Estado. Segundo o diretor do Cedup de Tubarão, João Batista de Souza, o problema é pontual. “Existe, sim, a evasão, mas não generalizada da forma que foi colocado. Inclusive, não existe esse curso com apenas um único aluno aqui”, explica João. Ele está em Florianópolis, junto a outros diretores, para tentar reverter a situação e, quem sabe, fazer com que as vagas sejam abertas ainda este ano.

Ainda neste semestre, a secretaria de Educação deve dar continuidade aos estudos, reunir os gestores e coordenadores dos cursos e implementar novas mudanças. A ideia é rever a matriz curricular ou a lista de cursos oferecidos em cada região. A SED reforça ainda que o cronograma de aulas dos alunos já matriculados nos cursos ofertados pelos Cedups não sofreu alteração. A orientação é que nenhum aluno seja prejudicado. As matrículas de alunos novos devem acontecer em fevereiro de 2019.

Em Tubarão, 380 vagas para nove cursos deixarão de ser ofertadas por conta da decisão. A alternativa adotada para não frustrar por completo os candidatos foi fazer uma pré-inscrição de quem estava na fila, de modo a garantir as vagas do primeiro semestre do próximo ano.

 

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece novas medidas para o transporte aquaviário e comércio de refeições nas rodovias

A comercialização de refeições pode ser feita por restaurantes localizados às margens das estradas e oferecida exclusivamente para profissionais de serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado, incluindo nesta categoria os transportadores de carga responsáveis pelo abastecimento e transbordo de insumos da saúde.

Governo sanciona Lei que autoriza farmácias e drogarias a receberem denúncias de violência doméstica contra a mulher

Ao receberem a denúncia, os atendentes devem comunicar imediatamente às autoridades competentes

Coronavírus em SC: Governo edita Medida Provisória que garante auxílio financeiro ao setor cultural catarinense

No total, serão destinados R$ 4 milhões para pagamento dos benefícios, dos quais R$ 2 milhões são de devolução do Duodécimo pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Governo estabelece regras e autoriza funcionamento de segmentos da cadeia automotiva, implementos agrícolas e lavanderias

A medida faz parte das ações para garantir o convívio responsável com o novo coronavírus à medida em que o Estado vai fortalecendo o sistema público de saúde.