Economia

Estado prorroga isenção para suinocultores

Medida terminaria hoje, mas foi estendida até o dia 30 do próximo mês

O governo catarinense bateu o martelo, ontem, e prorrogou, por mais 30 dias, a isenção para o ICMS interestadual para a saída de animais vivos e de carne suína fresca, resfriada ou congelada. A medida entrou em vigor dia 16 do mês passado e terminaria hoje.

“A decisão foi tomada para amenizar a crise de abastecimento de grãos em Santa Catarina, que afeta diretamente os suinocultores”, explica o secretário estadual da agricultura e da pesca, João Rodrigues.

O gestor lembra que o estado, frente à dificuldade enfrentada pelos produtores, já adotou medidas para dar suporte aos suinocultores catarinenses, como o aumento do uso de carne suína nas refeições oferecidas em escolas, abrigos e centros de atenção social, hospitais e presídios.

Também foi lançada uma campanha publicitária na TV para incentivar o consumo do produto. Em Santa Catarina, são mais de oito mil produtores de suínos. Deste total, 70% estão na região oeste, meio e extremo-oeste.

O restante é concentrado no vale do Braço do Norte. Ao todo, são 420 mil matrizes e um plantel de 6,2 milhões de animais. As estimativas de produção para este ano são de 800 mil toneladas.

Cerca de 200 mil são para o consumo dos catarinenses. Outras 150 mil toneladas são para exportação. O restante – 450 mil toneladas – não tem destino certo ainda, o que acentua a preocupação dos suinocultores.

Notisul

Notícias Relacionadas

Interbairros de Futsal começa em Lauro Müller com 20 equipes e homenagem a Wilson Gabriel

Competição reúne 20 equipes nas categorias Adulto e Sub-15, com cerca de 300 atletas, e homenageia ex-atleta que marcou a história esportiva do município

Homem fica gravemente ferido em rede elétrica e outras duas ocorrências são registradas em Criciúma

Casos atendidos pela Polícia Militar no sábado (10) também incluem roubo contra idoso de 83 anos e tentativa de furto de produtos avaliados em R$ 229,18.

Homem é preso com cocaína, crack e mais de R$ 2,4 mil em Criciúma

Ação policial ocorreu no bairro Cidade Mineira Velha, após denúncias de tráfico; maconha também foi encontrada durante a abordagem.

Servidora da Educação em Balneário Arroio do Silva é morta junto com o companheiro

Flaviane de Oliveira, de 44 anos, trabalhava em um centro de educação infantil do município; o ex-companheiro é suspeito do duplo homicídio registrado neste domingo (11).