Economia

Estado prorroga isenção para suinocultores

Medida terminaria hoje, mas foi estendida até o dia 30 do próximo mês

O governo catarinense bateu o martelo, ontem, e prorrogou, por mais 30 dias, a isenção para o ICMS interestadual para a saída de animais vivos e de carne suína fresca, resfriada ou congelada. A medida entrou em vigor dia 16 do mês passado e terminaria hoje.

“A decisão foi tomada para amenizar a crise de abastecimento de grãos em Santa Catarina, que afeta diretamente os suinocultores”, explica o secretário estadual da agricultura e da pesca, João Rodrigues.

O gestor lembra que o estado, frente à dificuldade enfrentada pelos produtores, já adotou medidas para dar suporte aos suinocultores catarinenses, como o aumento do uso de carne suína nas refeições oferecidas em escolas, abrigos e centros de atenção social, hospitais e presídios.

Também foi lançada uma campanha publicitária na TV para incentivar o consumo do produto. Em Santa Catarina, são mais de oito mil produtores de suínos. Deste total, 70% estão na região oeste, meio e extremo-oeste.

O restante é concentrado no vale do Braço do Norte. Ao todo, são 420 mil matrizes e um plantel de 6,2 milhões de animais. As estimativas de produção para este ano são de 800 mil toneladas.

Cerca de 200 mil são para o consumo dos catarinenses. Outras 150 mil toneladas são para exportação. O restante – 450 mil toneladas – não tem destino certo ainda, o que acentua a preocupação dos suinocultores.

Notisul