Geral

Estado registra mais de 400 casos de gripe

Do total, 185 são casos de Influenza A (H1N1), 107 de Influenza A (H3N2), 112 de Influenza B e um pelo vírus Influenza A

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde registrou, até o último sábado, 31, 418 casos confirmados de gripe pelo vírus Influenza em Santa Catarina. Do total, 185 são casos de Influenza A (H1N1), 107 de Influenza A (H3N2), 112 de Influenza B e um pelo vírus Influenza A (não subtipado). Treze casos confirmados por Influenza A estão aguardando subtipagem pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen).

Segundo o diretor da Dive, Fábio Gaudenzi, há uma tendência de queda no número de casos confirmados de gripe por Influenza nas últimas semanas. “O maior número de casos confirmados ocorreu no período de 20 a 27 de julho, com 49 casos, e desde então vem diminuindo gradativamente”, destaca Gaudenzi.

Os dados da Dive mostram que as regiões de Jaraguá do Sul, Florianópolis, Itajaí e Joinville concentram o maior número de casos confirmados por Influenza no Estado até o momento. O município de Jaraguá do Sul apresenta o maior número, com 67 casos confirmados de gripe por Influenza, seguidos por Florianópolis com 36, Joinville com 35, Criciúma com 18, Guaramirim com 17 e São José com 16 casos.

De acordo com informações da Dive, a faixa etária com maior número de casos de gripe por Influenza confirmados é a de 40 a 49 anos.

Óbitos por Influenza

Até sábado foram notificados 159 óbitos por gripe em Santa Catarina. Do total, 126 foram casos de gripe não especificada, 32 foram confirmados por influenza e um caso por outros vírus respiratórios. Dos 32 óbitos por Influenza, 28 foram pelo vírus Influenza A (H1N1), três pelo Influenza A (H3N2) e um pelo Influenza B.

Situação da gripe em SC

De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, foi identificada uma tendência de diminuição de casos de influenza nas últimas três semanas. Mas também há um pequeno aumento no número de casos de gripe pelo vírus Influenza A (H3N2) acometendo principalmente idosos. Dos três óbitos por Influenza A (H3N2), todos foram em idosos.

O número de casos de gripe por Influenza – 418 casos e 32 óbitos -, até o momento, está abaixo do registrado no mesmo período de 2012 – 974 casos e 80 óbitos.

Mesmo com a tendência de diminuição da circulação do vírus Influenza em todo o estado, a orientação da Dive é manter o nível de alerta para todas as unidades de saúde, principalmente em relação aos idosos. “É importante que as pessoas mantenham os hábitos de higiene pessoal e a etiqueta da tosse”, lembra Gaudenzi.