Geral

Estiagem ainda não compromete nível da barragem do Rio São Bento

Desde abril deste ano a barragem está com média de seis metros abaixo do nível do vertimento

O intenso calor desta semana volta às atenções para a barragem do Rio São Bento. A população em geral e os agricultores são quem mais sofrem com a falta de chuva, mas o abastecimento de água para a região de Criciúma ainda não é preocupante. Conforme o gerente de meio ambiente da Casan, Antônio Adilio Silveira, o nível da barragem está dentro da normalidade. Desde abril deste ano, a média do vertimento é de seis metros abaixo do nível, ou seja, do concreto limite.

“A barragem está com 6,60 metros abaixo do nível de vertimento. A estrutura possui 39 metros de altura e são 450 hectares de área alagadas, portanto ainda restam 18 metros de abastecimento para a região. Estaria abaixo do nível se a barragem estivesse 25 metros abaixo do nível de vertimento”, explicou o gerente ao site Engeplus.

Situada no município de Siderópolis, a barragem foi projetada para abastecer os municípios de Criciúma, Forquilhinha, Maracajá, Nova Veneza, Içara e Siderópolis. Segundo Silveira, o nível da barragem está cumprindo com seu papel e não há motivo para preocupação.  Ele acrescenta que entram no reservatório 700 litros de água por segundo. Em contrapartida, saem 2,6 mil litros de água por segundo. “Está saindo mais do que entrando, mas isso não é motivo para alarde. Poderíamos nos preocupar se não tivéssemos a barragem para abastecer a região metropolitana de Criciúma”, ressalta Silveira.