Esporte

Estrela do tênis e autoridades marcam presença na abertura do Banana Bowl

O vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, destacou a importância do Banana Bowl para Criciúma

Divulgação

O 52º Banana Bowl entra no terceiro dia de disputas das chaves principais na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma. Para marcar a competição, uma cerimônia de abertura foi realizada na manhã desta quarta-feira (23) no clube.

“Contem com o Mampituba sempre. É um clube de coração aberto, de portas abertas para a Confederação Brasileira de Tênis e Federação Catarinense de Tênis. Para nós é um orgulho e uma satisfação receber mais uma vez este grandioso evento”, ressaltou o presidente do Mampituba, Larciney Antônio Fabris.

O vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, destacou a importância do Banana Bowl para Criciúma. “Essa pegada do Banana traz uma energia muito boa para a cidade, como traz para o Mampituba e para o Criciúma Clube, traz para Criciúma como um todo essa energia. Então quero que esse campeonato, esse torneio, até sábado seja de uma energia muito boa para cada um de vocês”, destacou

Segundo o presidente da Federação Catarinense de Tênis (FCT), Alexandre Farias, é gratificante ver a evolução do evento desde a primeira edição realizada no Mampituba em 2017. “Estamos na sexta edição consecutiva aqui do Banana Bowl. Um evento que continua crescendo e cada vez melhor. Nós da Federação só gostaríamos de agradecer o apoio incondicional de todos vocês”, agradeceu Farias.

Já o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), Rafael Westupp, ressaltou a parceria com o Mampituba, com a FCT e com a cidade de Criciúma.

“Primeiro confiamos na instituição Federação Catarinense, confiamos no Mampituba e em todos os envolvidos. Porque tínhamos a certeza que o melhor seria feito e nesse padrão que buscamos. Porque sabemos que o melhor é o que almejam os treinadores e jogadores”, afirmou Westupp.

Após as falas, o presidente do Mampituba, Larciney Fabris, entregou uma placa homenageando e agradecendo o presidente da CBT e da Cosat, Rafael Westupp, pela realização do evento nas 14 quadras de tênis do clube.

Participaram da cerimônia de abertura ainda, o vice-presidente de Finanças do Clube, Sidinei José Pacheco, o diretor de Jogos e Raquete do Clube, Érik de Brito, o diretor de tênis do Criciúma Clube, Júnior Noveletto, o presidente da FME de Criciúma, Neto Ugioni, o vice-presidente da CBT, Aristides Barcellos, conselheiro da CBT, Rafael Kuerten e o ídolo do esporte e ex-atleta, o argentino Horácio de La Peña.

A competição entra no terceiro dia de partidas da chave principal nesta quarta-feira (23). O Mampituba recebe as categorias 14, 16 e 18 anos, enquanto que a categoria 12 anos ocorrerá no Criciúma Clube. As finais estão programadas para sábado (26), bem como as disputas Kids.

Ídolos do tênis acompanham os filhos no Banana Bowl

O Banana Bowl é um torneio reconhecido por revelar uma geração de novos talentos para o tênis. Nas quadras da Sociedade Recreativa Mampituba, esta semana, estão alguns dos melhores atletas do ranking mundial na categoria 18 anos, e também os destaques da América do Sul nas categorias 14 e 16 anos. É neste segundo grupo que dois sobrenomes chamam a atenção: Kirmayr e De La Peña.

Os amantes do tênis não demoram a reconhecer que são nomes que marcaram a história do esporte no continente. Max Kirmayr é filho do brasileiro Carlos Kirmayr, um dos maiores tenistas da história do país, que chegou a ser 36º do mundo no ranking de simples da ATP. E Bautista de la Peña é filho do argentino Horacio de la Peña, que chegou a 31º do ranking. Os dois ídolos do esporte estão em Criciúma acompanhando os filhos.

“É ótimo olhar para o lado e ver ele na minha quadra. Tenho ele como inspiração para olhar e saber onde quero chegar quando crescer. Ele está sempre contando histórias e é uma grande referência”, comenta Max, que compete na categoria 16 anos. “Minha profissão é ser treinador, mas é claro que também sou pai. Por ser meu filho, as emoções às vezes são um pouco mais fortes ao assistir os jogos. Então, é preciso ter esse equilíbrio como treinador e também como pai, com a torcida para que dê tudo certo”, afirma Carlos.

Na categoria 14 anos, Bautista de la Peña tenta seguir os passos do pai, que foi um dos grandes tenistas da Argentina. “Sou muito agradecido por ter um pai como ele, agradeço a cada segundo e fico feliz por ter ele me ajudando”, diz o jovem. “Eu sei que é um caminho muito duro e perguntei a ele se ele tinha certeza que queria ser um jogador de tênis, ainda mais comigo, que sou muito duro e exigente. Mas é uma relação muito linda. Tive a sorte de ter um pai muito presente quando era pequeno e jogava tênis, e agora é algo que também estamos fazendo juntos”, completa Horácio.

Depois de ter rodado o mundo competindo em diferentes lugares, Horacio de la Peña aproveitou para elogiar a estrutura que conheceu no Mampituba. “Experiência muito boa, me surpreendi pelo quão grande é isso, muito grande. É um clube impressionante, com instalações muito cômodas, não falta nada. Tem quadras abertas, quadras cobertas, vestiário. É muito lindo”, enalteceu.

O Banana Bowl é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, com a chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF) e da Confederação Sul-Americana de Tênis. O torneio tem o patrocínio de BRB – Banco de Brasília, Adega Online, W.A. Sport, Wilson, Água Santa Rita e Prefeitura de Criciúma. Apoio da Federação Catarinense de Tênis e Sociedade Recreativa Mampituba.

Notícias Relacionadas

Filho faz investigação paralela e usa até cachorra da família para achar mãe em SC

Carro da mulher foi encontrado em Guaratuba, mas família segue sem notícias dela desde o dia 6 de maio

Homem acorda para trabalhar e se assusta com visita inesperada em SC

Polícia Militar foi acionada para ir até a casa do homem em Campos Novos, no Meio-Oeste do Estado

Rodovia de Criciúma onde morreu empresário fica pronta em dez dias

Previsão de entrega da revitalização de um dos acessos de Criciúma teve o cronograma readaptado, mas agora está no novo prazo previsto

Mulher é atingida com tijolada na cabeça por marido bêbado em SC

Vítima foi parar no hospital e precisou de pontos cirúrgicos na cabeça. Agressor foi preso em flagrante