Izadora de Oliveira iniciou seu próprio negócio a partir das aulas de Educação Financeira da instituição
O empreendedorismo é um dos focos na educação dos estudantes do Colégio Universitário, de Criciúma. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o maior estudo unificado sobre empreendedorismo no mundo, mais de 51% dos novos empreendedores do país possuem entre 18 e 34 anos. A instituição vai além e já começa este tipo de ensino e da educação financeira desde o Fundamental I.
Um exemplo disso é a aluna de 13 anos Izadora de Oliveira. Prestes a iniciar o oitavo ano no Colégio, ela já comemora os resultados do negócio de canetas que abriu em agosto do ano passado. “Comecei a ter aulas de Educação Financeira e contei para minha mãe que estava sendo muito interessante e divertido aprender sobre empreendedorismo. A partir disso, meus pais decidiram abrir uma loja para mim”, lembra.
O nome escolhido foi Sonhe Alto e Izadora lembra da empolgação em investir 50 reais e conseguir o dobro do valor. “Fomos investindo mais dinheiro e aumentando os produtos e preços. No início vendia em uma caixinha pequena e agora carrego uma mala. Às vezes, vou à casa dos clientes com os produtos e também faço vendas pelo Direct do Instagram e WhatsApp”, comentou.
De canetas simples, a estudante já vende dos mais diversos tipos: colorida, de personagens, com pingentes, entre outras. “Atualmente tenho post-its, borrachas, cadernos pequenos, marca textos, marca páginas, clips. Com o tempo, já pretendo vender outros itens de papelaria como régua e penal. Minha mãe me ajuda muito”, ressalta.
A estudante e agora empreendedora carrega para o dia a dia os ensinamentos das aulas. “Essa ideia de empreender é ótima para os jovens. Aprendi nas aulas como guardar dinheiro, planejar para economizar. Tivemos uma atividade que criamos nossa própria empresa. A organização de custo e lucro é essencial para o crescimento do negócio. Estou vivendo uma experiência muito bacana, que agora virou um sonho. Meus colegas também me deram bastante apoio comprando e divulgando para conhecidos”, concluiu Izadora.