Geral

Estudantes da escola Dionízio Milioli participam de palestra do NCE

Atividade integra programação da Semana Saúde na Escola

Em alusão ao evento Semana Saúde na Escola, profissionais do Núcleo de Cooperação Educacional (NCE) estiveram nesta quarta-feira (09), na escola Dionízio Milioli, no bairro Ana Maria, realizando palestra para os alunos dos anos finais no Ensino Fundamental. O tema abordado foi “Artigos da Declaração dos Direitos Humanos”, falando sobre os dois lados da questão: Direitos e Deveres. Este ano a mobilização será realizada até a próxima sexta-feira (11), e tem como tema as práticas corporais, atividade física e lazer numa perspectiva de cultura de paz e direitos humanos.

De acordo com a psicóloga do NCE, Silvilene Colonetti, ao estimular ações de promoção à saúde no ambiente escolar, envolvendo não apenas os estudantes, sim a comunidade escolar. “Focamos bastante na banalização da vida, a violência doméstica, segurança. Abordamos quatro artigos e o tema da Campanha da Fraternidade, o Tráfico Humano. Queremos levar informações para os alunos, pois as pessoas desconhecem seus direitos, mas principalmente seus deveres. Queremos desta forma transformar a sociedade”, declarou a psicóloga.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pelas Secretarias Municipais de Educação e Saúde, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME). As ações têm por objetivo promover a formação integral dos estudantes por meio de ações de prevenção e atenção à saúde das crianças e jovens dos educandários municipais.

Conforme a diretora da instituição, Marlene Pizzeti de Souza, a campanha é um diferencial. “Essa parceria é necessária por aproximar escola e NCE. Geralmente entendemos o NCE apenas como um local no qual encaminhamos os alunos que apresentam dificuldades. Com esse trabalho observamos que as profissionais que atuam no Núcleo podem trazer para dentro das escolas temas muito importantes para o desenvolvimento de nossos alunos. Esperamos que essa iniciativa extrapole o momento da mobilização da semana e faça parte do cotidiano escolar ao longo do ano”, ressaltou Marlene.

Estudantes apóiam palestra na escola

Os alunos que participaram do encontro se mostraram muito satisfeitos com as novas informações trazidas pelas profissionais do NCE. Sara Vieira Teixeira, que estuda no 9° ano, comentou que não conhecia profundamente os Direitos Humanos. “Eu sabia de algumas coisas, mas hoje pude aprofundar sobre o assunto, tirar duvidas. Percebi que às vezes pensamos que as nossas atitudes não são levadas a sério como deveriam ser, e principalmente que temos que repensar sobre a nossa visão de mundo. Se tivesse outra oportunidade de participar de em uma atividade como essa com certeza estaria lá”, afirmou Sara.

Colaboração:Milena dos Santos/Diretoria Executiva de Comunicação

[soliloquy id=”62287″]