Geral

Estudantes da Satc criam projeto de copo sustentável

Iniciativa estimula a consciência ambiental e quer reduzir consumo de copos plásticos.

Divulgação

Um copo ou um chaveiro? As duas coisas. O projeto Natucom é uma proposta apresentada pela turma 3005, do 3º ano do ensino médio da Satc, para um copo sustentável. Dobrável, ele fica do tamanho de um chaveiro, e pode ser levado para qualquer lugar.

A turma foi a vencedora no concurso “Vai tomar no teu copo”, que procurou estimular a criatividade, a aprendizagem diferenciada, o empreendedorismo e a consciência ambiental. Participaram as seis turmas do terceirão da Satc. Primeiro, cada uma se dividiu em grupos e apresentou uma ideia. “Nossa proposta inicial foi aprovada pela turma e todos participaram. As melhores ideias dos colegas foram acrescentadas. Foi um trabalho de todos”, ressaltou a aluna Maria Beatriz Damiani.

O modelo, em silicone, é inspirado em uma produção dos Estados Unidos, mas foi adaptado pelos estudantes. Agora inicia uma parte importante, colocar o projeto em prática. “Vamos fazer os orçamentos dos custos para que o copo seja lançado. O objetivo é reduzir ao máximo a utilização de copos plásticos na instituição”, afirmou a coordenadora do ensino médio, Mafalda Rosso Izidoro. Os copos produzidos serão vendidos e todo dinheiro angariado será revertido para o projeto “Natal Solidário”.

Para chegar aos vencedores, os projetos receberam a avaliação de estudantes e colaboradores da Satc. Na semana passada ocorreu uma votação para a escolha dos melhores. O projeto engloba dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo 4, que assegura a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, e o objetivo 12, que assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Colaboração: Comunicação Portal SATC

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Baja 2017 ganha forma na Satc

Projeto desenvolvido pela Engenharia Mecânica se prepara para nova disputa.