Geral

Estudantes da Satc criam projeto de copo sustentável

Iniciativa estimula a consciência ambiental e quer reduzir consumo de copos plásticos.

Divulgação

Um copo ou um chaveiro? As duas coisas. O projeto Natucom é uma proposta apresentada pela turma 3005, do 3º ano do ensino médio da Satc, para um copo sustentável. Dobrável, ele fica do tamanho de um chaveiro, e pode ser levado para qualquer lugar.

A turma foi a vencedora no concurso “Vai tomar no teu copo”, que procurou estimular a criatividade, a aprendizagem diferenciada, o empreendedorismo e a consciência ambiental. Participaram as seis turmas do terceirão da Satc. Primeiro, cada uma se dividiu em grupos e apresentou uma ideia. “Nossa proposta inicial foi aprovada pela turma e todos participaram. As melhores ideias dos colegas foram acrescentadas. Foi um trabalho de todos”, ressaltou a aluna Maria Beatriz Damiani.

O modelo, em silicone, é inspirado em uma produção dos Estados Unidos, mas foi adaptado pelos estudantes. Agora inicia uma parte importante, colocar o projeto em prática. “Vamos fazer os orçamentos dos custos para que o copo seja lançado. O objetivo é reduzir ao máximo a utilização de copos plásticos na instituição”, afirmou a coordenadora do ensino médio, Mafalda Rosso Izidoro. Os copos produzidos serão vendidos e todo dinheiro angariado será revertido para o projeto “Natal Solidário”.

Para chegar aos vencedores, os projetos receberam a avaliação de estudantes e colaboradores da Satc. Na semana passada ocorreu uma votação para a escolha dos melhores. O projeto engloba dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo 4, que assegura a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, e o objetivo 12, que assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Colaboração: Comunicação Portal SATC

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Projeto de futuro loteamento pode render até R$ 35 milhões ao josefinos em Orleans

Decreto de utilidade pública expedido pela prefeitura pretende impedir possível especulação imobiliária de área estratégica. A intenção é adquirir o local para investimentos em educação, cultura, esporte e lazer