Educação

Estudantes de Brusque do Sul, em Orleans, ajudam a proteger nascente

Com esta, sobe para 53 o número de locais guarnecidos pelo Comitê.

Foto: D’Alma Comunicação e Design/Comitê da Bacia do Rio Tubarão

Foto: D’Alma Comunicação e Design/Comitê da Bacia do Rio Tubarão

Alunos da Escola Martha Cláudio Machado, na comunidade interiorana de Brusque do Sul, em Orleans, participaram nos últimos dias de um mutirão de plantio de mudas de árvores. Integrantes do Comitê da Bacia do Rio Tubarão nortearam o grupo durante o ato, que tem como foco a proteção de mais uma nascente que compõe o complexo de rios na região.

Vinícius Bombazar, que completou 10 anos nesta semana, recebeu um presente – quase uma missão: a possibilidade de plantar árvores nativas em uma nascente ainda desprotegida, na propriedade do primo, Clésio Bombazar, e entrar para a história, junto com a sua turma de escola, por ter contribuído em um projeto ambiental importante.

Vinícius é aluno do 5º ano da Escola Martha Cláudio Machado. A unidade fica próxima da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra Furada. A professora da turma, Evandra Rabelo Bombazar, é esposa de Clésio, e convenceu o marido a permitir que o Comitê do Rio Tubarão doasse as mudas necessárias para a recuperação da nascente, com a condição de que o local fosse cercado e protegido dentro das normas técnicas. Parece estranho que precise tanta diplomacia para proteger uma nascente, mas não é.

Com informações do Jornal Notisul