Educação

Estudantes do 9º ano participam de palestra sobre técnicas de reportagem em Cocal do Sul

Os estudantes do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei participaram na manhã desta terça-feira (07) de um bate papo sobre a rotina da reportagem do Portal de Notícias Sul In Foco.

O encontro aconteceu nas dependências da escola em Cocal do Sul, com a participação de aproximadamente 60 alunos e do repórter Adriano Ghellere.

Através do convite da professora da disciplina de Língua Portuguesa, Ednéia Machado dos Santos Trevisol, a palestra buscou debater as técnicas utilizadas na apuração, confecção e análise da notícia, em especial, voltada ao webjornalismo. “Os alunos deverão utilizar as informações repassadas para confeccionarem algumas matérias. A aplicação do texto jornalístico dentro da disciplina. Foi muito proveitoso”, destaca a professora.

Durante 40 minutos, Ghellere também comentou situações que vivenciou durante a cobertura de fatos e foi questionado sobre o cotidiano dos profissionais da área da comunicação na região. “Explicar como acontece a apuração das informações e sua transformação aos jovens é muito gratificante. A maioria deles desconhecia como é o processo básico da preparação da notícia. O quanto é importante divulgar um fato de interesse da sociedade com imparcialidade e ética”, destaca.

As informações debatidas serão utilizadas nos próximos dias para um trabalho dentro da disciplina de Língua Portuguesa. “Foi interessante ouvir curiosidades sobre as entrevistas realizadas e as técnicas utilizadas para a busca da informação”, relata o estudante Yuri Miranda de Jesus.

“As seis perguntas do lead jornalístico (O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por que?) me chamaram a atenção. Através disso, temos a base para escrever uma notícia”, lembrou o aluno Tainã Alexandre Teotônio.

  • 224516eb68dee3ecbb4d5bee9a5dd58c
  • 60d57c95d43d15edfce28e2e587427c5
  • 79149b6c71c307653a28aec6d7c3a60c