Geral

Estudantes lançam livro escrito em de sala de aula

O lançamento oficial das publicações é nesta terça-feira, (12/11), no Teatro Elias Angeloni. Ao todo três livros serão lançados.

Quem acha que escrever livros é coisa para gente grande, se engana. Os estudantes do Colégio Hermann Spethmann provaram que não, e depois de quase um ano trabalhando, eles lançam nesta terça-feira, (12), três livros no Teatro Elias Angeloni. As publicações fazem parte do projeto “Hoje somos autores”, projeto literário desenvolvido na escola nas disciplinas de gramática e língua portuguesa.

“Foi uma ideia inovadora sugerida pela empresa responsável pelo material didático utilizado na escola. Assim que conhecemos o projeto o colocamos em prática. É uma maneira diferente e interessante de estimular o aprendizado. Depois de muita pesquisa, eles podem ficar orgulhosos, nossos estudantes estão publicando um livro. É um conhecimento que agrega valor e incrementa o currículo de cada um desses jovens”, explica a diretora do Colégio Hermann Spethmann, Daniela Luis Felício.

“Caixalote: uma baleia em perigo”. Esse é o livro escrito pelos estudantes do Ensino Fundamental I. Os alunos da 6º ano, no Ensino Fundamental II, escreveram o livro “A Longa Viagem do Rio”. Os demais estudantes do Ensino Fundamental II e ainda do Ensino Médio trabalharam no livro “Conta aí parceiro!”. “Os livros foram escritos em conjunto. Cada estudante teve uma participação na publicação. Ao todo, quase 150 alunos participaram do projeto literário”, destaca a diretora.

Os livros foram trabalhados ao longo de todo ano. “Foi uma experiência muito bacana. O resultado do trabalho é concreto e perceptível em cada um dos textos nos livros. Foram diversas as etapas antes da publicação final e foi difícil escolher quais seriam publicados”, comenta uma das professoras responsável pelo projeto, Rosane Machado de Andrade, professora de língua portuguesa. “Trabalhamos dentro da sala de aula a gramática, a ortografia e ainda a criatividade e a inspiração”, complementa.

Ainda como inspiração, os estudantes conheceram a carreira de três escritores da região. Edna Bastos Gaidizinski, Guilherme Canarin e Mhanoel Mendes foram os autores de inspiração dos alunos. “Eles participaram de bate-papos eworkshops com esses autores, que serão os grandes homenageados da noite. Nada melhor do que aprende a escrever com quem entende do assunto”, frisa a diretora, Daniela.

O lançamento dos livros está marcado para as 20h, no Teatro Elias Angeloni, nesta terça-feira, (12/11). O evento é solidário. A entrada é um pacote de fraldas geriátricas, o material arrecadado será doado para a Associação Unidos Contra o Câncer, instituição filantrópica da cidade que dá suporte a pessoas com câncer e seus familiares.

Colaboração: Ioton Neto