Educação

Estudantes recebem kits pedagógicos para interagir com familiares

Foto: Marco Bocão

Foto: Marco Bocão

Nesta semana, a Secretaria de Educação entregou kits do projeto Mente Inovadora para crianças da rede municipal de ensino. Agora, além da sala de aula, os estudantes poderão brincar com a proposta pedagógica com os familiares em casa.

O projeto Mente Inovadora é uma metodologia de vanguarda, em sintonia com as diretrizes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), já é utilizada na Europa, Israel, Estados Unidos, Coreia e em outros 16 países, somando mais de 2 milhões de estudantes em todo o mundo.

Por meio de jogos de tabuleiro, escolhidos de acordo com a faixa etária, busca-se a socialização e o aprendizado mediado.

A utilização de jogos cria um ambiente propício para o desenvolvimento global da criança e do adolescente. A criança é auxiliada por um mediador que a introduz a esquemas de raciocínio pertinentes à experiência de aprendizagem em questão.

O mediador e a criança conversam sobre o novo conhecimento derivado da experiência e como ele se relaciona às situações reais da vida escolar (transferência) e da própria vida pessoal.

O projeto Mente Inovadora, adquirido pela Secretaria de Educação, vai atender 700 alunos da rede pública de ensino, envolvendo 50 professores. Os estudantes já estão há três meses praticando, uma vez por semana, as propostas do projeto, juntamente com os professores. Para auxiliar no aprendizado, os alunos terão também os jogos em casa.