Geral

Estudo revela que Facebook deixa usuários menos felizes

Após ver as fotos e conquistas dos outros, usuários se sentem mal, aponta o estudo

A revista Super Interessante da Editora Abril publicou em sua última edição uma matéria que está chamando a atenção de muitas pessoas, principalmente usuários da internet. A publicação relata que uma das redes sociais mais comentadas do momento, o Facebook, deixa os usuários menos felizes.

Conforme a matéria, após ver as fotos e conquistas dos outros, você se sente mal, como se a vida deles fosse muito melhor que a sua. Isso gera uma percepção distorcida e faz com que os usuários muito assíduos do Facebook sejam, na média, menos felizes.

“As pessoas apresentam uma imagem editada perfeita de si mesmas nas redes sociais. Parece que nunca têm dia ruim”, diz Sherry Tucker, professora de estudos sociais no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). E a percepção distorcida continua mesmo quando você não está usando o Facebook.

Psicólogos da Universidade Stanford, nos EUA, pediram que 80 estudantes avaliassem as emoções de seus colegas durante duas semanas. Na média os voluntários subestimaram a tristeza e superestimaram a alegria de seus amigos. “É razoável supor que postar no Facebook, onde as pessoas têm completo controle sobre a imagem que projetam, possa contribuir para esses erros de percepção emocional”, diz o psicólogo Alexander Jordan, um dos autores da pesquisa.

Mas as redes sociais também podem provocar o efeito contrário – e melhorar a vida de quem as usa. Existem estudos comprovando que Facebook, Twitter e similares aproximam as pessoas e ampliam seu circulo de relacionamentos. Uma pesquisa da Universidade de Toronto constatou que hoje as pessoas tem mais amigos (reais) do que há dez anos. E quem mais se beneficia desse fenômeno é justamente quem fica bastante tempo no Facebook e nas outras redes – e, por conta disso, tem 38% mais amigos do que uma década atrás.