Geral

Evento mundial de empreendedorismo será neste fim de semana em Tubarão

Startup Weekend Tubarão inicia na sexta-feira (20) e vai até domingo (22), na Faculdade Senac.

Foto: Divulgação

Tubarão receberá neste fim de semana, de 20 a 22 de julho, o Startup Weekend, na Faculdade Senac. O evento é realizado pela segunda vez no município e visa estimular o empreendedorismo por meio de uma fórmula moderna e assertiva para aprender a empreender.

Os participantes apresentarão ideias e, a partir destas, precisarão criar um negócio rentável e mensurável até domingo (com criação da marca, marketing digital, pesquisa e se já realizou alguma venda, qual foi a aceitação do consumidor). Uma verdadeira aula de negócios digitais, que estimularão a inovação e visões de tecnologia.

O evento é especificamente para novas ideias. Não serão aceitos projetos já iniciados. O Startup Weekend foi transferido de maio para julho devido à greve dos caminhoneiros.

“No Startup Weekend se reúnem grupos que estão interessados na nova filosofia empresarial que está movimentando o mundo dos negócios. O objetivo do SW é fortalecer as startups no estado, que são empresas voltadas para a tecnologia com um negócio inovador, onde os participantes aprendem a validar um problema e uma solução, como criar um produto e colocá-lo no mercado, tudo isto em 54 horas”, destaca um dos organizadores do evento, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo.

O evento busca estimular o empreendedorismo, negócios digitais e o networking, com três públicos principais: desenvolvedores (qualquer pessoa apta a escrever código), designers (pessoas que consigam desenhar interfaces) e audiência de negócios (gerentes, administradores, especialistas em finanças e vendas). Esta divisão tem o principal objetivo de tornar os times que serão formados homogêneos em termos de perfil de participantes. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira no site bit.ly/swtubarao2018.

O objetivo é que em 54 horas de programação os participantes compartilhem ideias, formem equipes e lancem startups. Trata-se também de uma oportunidade única para tirar uma ideia do papel, conhecer novos parceiros e iniciar um negócio.

A programação terá início no dia 20, às 18h, com credenciamento. Em seguida, haverá a apresentação dos mentores, jurados, facilitadores e organizadores. Após, os participantes terão um minuto para vender seu peixe – depois desta etapa – os escolhidos formarão suas equipes. E os trabalhos começarão, terminando somente no domingo, com a apresentação das equipes na materialização das suas ideias em empresas (startup) em negócios rentáveis. O evento terminará no domingo com a apresentação das equipes e a escolha dos vencedores pela comissão de jurados.

O evento segue um modelo padrão em todas as cidades onde é realizado. A primeira etapa é de formação de equipes em torno das melhores soluções inovadoras, determinadas por votação. Daí em diante, serão 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos com potencial de sucesso. Durante todo o processo, os participantes receberão dicas e feedback de mentores nas áreas.

Um dado importante do evento é que suas edições são compostas 100% por voluntários, onde desde os organizadores até o pessoal de staff, mentores, palestrantes, trabalham durante o evento pela causa da disseminação do empreendedorismo.

Para auxiliar os participantes durante as atividades, o Startup Weekend Tubarão terá a presença de mentores vindos de diversas áreas de atuação, entre eles: André Rodrigues (CEO MobLee), Angelina Hemckmeier (Coordenadora da área de Customer Succers na Moblee), Célio Júnior (Co-founder na Simples Dental), Janderon Araújo (CEO da Sizebay), João Selarim (CEO da TotalVoice), Patrícia Araújo (COO), Wesley Lino (Growth Hocker na Intexfy), e o facilitador será Flávio Gomes, empreendedor de Mato Grosso.

O evento criado e mantido pela aceleradora americana TechStars tem como parceiros em Santa Catarina o Sebrae/SC e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). Esta edição ainda conta com o patrocínio de Involves, Sofplan, Scaliot, Foresee, Pague Veloz, Silva, Santana e Teston Advogados, Rafael Assunção, e Perini Business Park. Os patrocinadores locais são: Sandrini Hotel, Senai/Fiesc, IFSC, SENAC, My Coffe Shop e Top Way English School. Com apoio da Prefeitura Municipal de Tubarão, AJET, ACIT, Baly, Unisul e CDL.

O evento em Tubarão é organizado pelo Comitê de Implantação do Centro de Inovação.

Informações e inscrições
Local: Faculdade Senac
Quando : 20 a 22 de julho de 2018 (começa na sexta-feira, às 18h30 e vai até domingo, às 19h)
Site Oficial: http://bit.ly/swtubarao2018
Facebook: https://www.facebook.com/swtubarao

Colaboração: Mylene Salgado / Comunicação Startup Weekend Tubarão 

Notícias Relacionadas

Quatro adolescentes criam startup para fiscalizar os poderes de Criciúma

O objetivo dos jovens é reunir informações dos poderes Legislativo e Executivo do município de Criciúma em uma plataforma mais acessível.

Grupo RB recepciona clientes durante evento em comemoração ao 5º aniversário

ACIO: Curso Redes Sociais na Prática será realizado na próxima semana em Orleans

O curso apresentará atividades práticas de estratégias para redes sociais, visando impulsionar os resultados para as empresas.

Criciúma como incentivadora do empreendedorismo

Casa do Empreendedor, Lei da Inovação e novo Código Tributário são alicerces gerados para os empreendedores da cidade