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Ex-alunas da Unisul criam marca própria de roupa

Foto: Cilene Macedo/Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva da Unisul

Foto: Cilene Macedo/Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva da Unisul

O sonho de empreendedorismo faz a cabeça de muitos jovens. Mas, não é sempre que esse sonho é colocado em prática, principalmente durante a juventude. Isso não impediu as formandas do curso de Moda da Unisul de apostarem nos seus talentos. As jovens de Tubarão e Orleans Karina Mazzuco e Maíra Zenin Guedes se formaram no final de 2013. As meninas, que têm 22 anos, estão experienciando seu curso na prática pela primeira vez.

A ideia de começar o próprio negócio, nesse caso a marca “Madness”, surgiu com a carência de variedade que as duas sentiam no mercado de T-shirts. Esse termo que tem origem inglesa é comumente utilizado no mundo da moda para descrever as camisetas com formato “T”. São feitas com malha de algodão e geralmente contém alguma estampa. “Trabalhamos com estampas criadas por nós, algo mais exclusivo. Podendo assim passar para nossas clientes aquilo que sempre procurávamos”, contam as meninas.

O nome da marca surgiu pelas estampas terem uma pegada mais surreal, ligando ao termo “madness”, que significa “loucura” em inglês. O processo criativo do design inicia com uma imagem já criada. A partir dessa imagem, Maíra e Karina fazem intervenções criativas nelas, algumas contendo até os desenhos de artista plástico. As coleções são lançadas por estação, já tendo sido lançada três. “Nos inspiramos em ícones da moda, como Chanel, Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, entre outras”, contam.

As moças definem o estilo como vintage, que é inspirado nas décadas de 20 a 60, e boho, que é uma mistura de estilos. A fabricação é terceirizada e enquanto uma coleção está sendo lançada, as jovens já estão criando a próxima. As roupas são vendidas para lojas de Tubarão e Orleans e também em uma loja online. São produzidas poucas peças de cada criação para dar exclusividade às peças. Os preços variam entre R$48,00 e R$55,00 e são disponíveis em tamanhos femininos e masculinos.

Seus processos criativos foram apurados dentro da Universidade. “O curso nos permitiu ampliar nossas ideias e conhecimentos através das coleções que criávamos a cada semestre”, contam. As coleções as quais elas se referem são para os desfiles de moda realizados pelo curso semestralmente, onde as alunas criam briefings visuais, o contexto, harmonia e imagem da coleção.

O empreendedorismo também foi conhecido dentro da faculdade, onde conheceram o gerenciamento de empresas e aprenderam como ofertar o produto para o cliente através de aulas de marketing. “Nossa meta é entregar um produto com qualidade, diferencial e exclusividade para o cliente, fazendo com que o mesmo leve um pouco da identidade da nossa marca ao comprar uma t-shirt Madness”, contam Maíra e Karina.

Isabel Larroyd é outro exemplo. Ela tem 23 anos, formou-se em 2012 e hoje faz pós-graduação em Gestão de Produção do Vestiário na Unisul. Apesar de não ter trabalhado na área, a moça confeccionava peças para o próprio guarda-roupa. Superando o medo do investimento, Isabel começou na sua própria marca, que se chama Sendobel. “Eu sempre era elogiada pelas peças que usava. A Sendobel vem sendo uma marca com a minha identidade, tudo que eu gosto e meu estilo”, conta. A estampa das peças é criada pela própria Isabel, de acordo com as estações. Suas inspirações são as marcas nacionais femininas e a estilista mineira Patricia Bonaldi.

Uma parte da confiança para começar seu próprio negócio veio da Universidade, onde descobriu com que segmento gostaria de trabalhar. “Ajudou-me a ter noção de um plano de negócios, pesquisar tendências, a fazer ficha técnica para dar finalidade a todas as etapas do produto final”, explica Isabel.

Apesar de a confecção ser terceirizada, a estilista faz questão de estar presente em todas as etapas do processo. Todos os modelos possuem bordados em pedraria. As peças são produzidas em números reduzidos, sem reposição, e ficam disponíveis a pronta entrega na faixa de preço de R$79,00 a R$119,00. Por enquanto as vendas são feitas através do Facebook, mas até o verão as roupas começarão a ser vendidas através de uma loja física em Tubarão e de uma loja on-line.

A trajetória da moça está longe de estar no fim. Em um futuro breve, ainda gostaria de abrir uma loja própria para vender seus modelos exclusivos. “Minha meta é atender ao público jovem que deseja uma peça diferenciada. Não só na região, mas no Brasil todo”, conta Isabel.

Colaboração: Cilene Macedo/Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva da Unisul