Geral

Ex-chefe da Defesa Civil de SC é multado por falta de Plano de Contingência Estadual

O foco principal do plano é na operação e funcionamento das barragens

Foto:Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) multou o ex-chefe da Defesa Civil de Santa Catarina por descumprir a obrigação de apresentar um Plano de Contingência Estadual até 2022. O foco principal do plano é na operação e funcionamento das barragens.

David Bussarelo, que comandou a Defesa Civil até 2022, foi autuado em R$ 995. Ele ainda pode recorrer. A coluna procurou o ex-chefe da Defesa Civil, mas ele não foi localizado.

A decisão do TCE determina que o Estado elabore o Plano de Contingência, execute a reforma e expansão das barragens, e apresente um Plano de Manutenção Preventiva dessas estruturas, “prevendo dotação orçamentária em ação específica, viabilizando o seu funcionamento a qualquer momento sem intercorrências”.

O assunto é acompanhado pelo Tribunal de Contas desde 2015. Na época, o Estado alegou que o Plano de Contingência Estadual só poderia ser elaborado após a criação do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, e dependia da finalização dos Planos de Contingência Municipais.

O TCE, então, estendeu o prazo de conclusão para 2022 – mas a Defesa Civil apresentou a Avaliação de Riscos de Desastres de Santa Catarina, um documento que, na avaliação do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas, não pode ser considerado um Plano de Contingência.

Com relação às barragens, o Tribunal entendeu que houve avanço desde o início do monitoramento – mas seguirá a acompanhando a situação das estruturas.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil informou que o Plano de Contingência está em fase de atualização, dentro do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Governo de SC autoriza a concessão de uso e exploração do Mirante da Serra do Rio do Rastro

O governador Jorginho Mello destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Colégio Satc promove espaço de orientação com projeto ‘Conexão Família’

Proposta envolve encontros com temáticas que impactam no desenvolvimento educacional dos alunos

ACIO promoverá capacitação sobre como solucionar conflitos, em Orleans

O treinamento será ministrado pela especialista Paola Oliveira, nos dias 24 e 25 de junho.

Homem é preso com drogas dentro de casa em Orleans

Ele foi encaminhado ao Presídio Santa Augusta