Geral

Ex-prefeito e ex-secretário de Laguna são condenados por nomeação irregular

O prefeito teria nomeado o secretário para o cargo, em janeiro de 2013, porém este possuía restrição para assumir a pasta.

Divulgação

Ex-prefeito de Laguna, que exerceu mandato entre 2013 e 2016, e um ex-secretário de Obras e Saneamento foram condenados em ação civil pública, por improbidade administrativa, pelo juízo da comarca de Laguna. O prefeito teria nomeado o secretário para o cargo, em janeiro de 2013, porém este possuía restrição para assumir a pasta, por anteriormente ter sido demitido de cargo público que ocupava, o de técnico do seguro social. O réu atuou como secretário até 30 de junho de 2014.

Segundo a decisão, o prefeito, após sua eleição, realizou a nomeação de seus secretários, porém a nomeação de tal secretário foi irregular. Como chefe do Poder Executivo Municipal, antes de implementar qualquer ato, deveria ter se dedicado a buscar informações acerca da inexistência de impedimentos para tanto. Não se seguiu a moralidade e a legalidade estrita que permeia a administração pública. Já sobre a conduta do ex-secretário, que mesmo sem dano ao erário, pois o serviço foi de fato prestado, recebeu por longo período remuneração indevida, tendo ocupado cargo que não lhe cabia assumir. Além disso, foi imoral ele ter assumido a função sabendo da existência do impedimento.

Os dois réus foram condenados a perda das funções públicas que exercem, com a quebra de vínculo com o Poder Público, em qualquer de suas esferas, além da suspensão dos direitos políticos por três anos. Além disso, cada um dos réus foi condenado ao pagamento de multa civil em valor correspondente à remuneração integral recebida pelo ex-secretário, de janeiro de 2013 a junho de 2014, acrescido de juros e correção monetária.O montante será pago em favor do Fundo de Recuperação dos Bens Lesados de Santa Catarina. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina. (Autos nº 0900040-66.2015.8.24.0040).​​​

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.