Geral

Ex-secretário da Fazenda presta depoimento à Comissão de Investigação

A CI da próxima semana será realizada na terça-feira, dia 25, e na quarta-feira, dia 26.

Divulgação

A Comissão de Investigação do Criciumaprev realizou na tarde desta terça-feira (18/6) mais uma oitiva em apuração de possíveis irregularidades no sistema de previdência do município. Robson Gotuzzo, secretário da Fazenda, nos anos de 2017 e início de 2018, foi ouvido. A CI da próxima semana será realizada na terça-feira, dia 25, e na quarta-feira, dia 26.

“O grande detalhe dessa conversa foi a identificação da centralização. Quem paga e quando paga. Ficou claro e evidente que existia saldo em caixa. Ficou evidente que deixou-se de pagar por uma decisão pessoal do prefeito”, ratificou o presidente da CI, vereador Julio Kaminski (PSDB).

O não pagamento das dívidas do Criciumaprev, segundo o ex-secretário, foi uma escolha entre o pagamento de duas dívidas, já que não haveria recursos para quitação de ambas. “Existiam bloqueios de ações trabalhistas, de precatórios, por isso que se buscava essa autonomia financeira pra que o Município andasse”, pontuou Gotuzzo.

“Quando nós assumimos, cerca de dois ou três meses foram retidos de contribuição dos servidores e não repassados ao sistema previdenciário. Depois, colocamos a casa em ordem e pagamos essas contribuições, mas não pagando a parte patronal que foi alvo de parcelamento”, lembrou Gotuzzo, acrescentando que toda decisão é sempre do prefeito.

A Sessão seria destinada ainda para a oitava de Guilherme Tadeu Lorenzi Walter, da Lumens Assessoria que não compareceu à Casa devido a compromissos pessoais. Ele será ouvido na próxima terça-feira, dia 25. Já na quarta-feira, dia 26, será ouvida a procuradora do município, Ana Cristina Youssef, às 14h.

Auditoria

A auditoria do sistema previdenciário encomendada pela Comissão junto à PSW Auditorias deverá ser finalizada nesta quarta-feira (19/6) e apresentada aos parlamentares na próxima terça-feira.

“Deveremos fazer uma aceleração no processo para que ele seja concluído no próximo dia 15, como previsto. Esses três encontros serão realizados e depois a comissão se reunirá para formar os relatórios e sanar algumas dúvidas que possam surgir”, finalizou o presidente da CI, vereador Julio Kaminski.

Colaboração: Comunicação Câmara de Vereadores 

Notícias Relacionadas

Secretaria da Fazenda de Criciúma reforça prazo de vencimento para pagamento do IPTU 2020

Pedido de isenção do imposto e alvará de funcionamento também encerra no próximo dia 30 de junho

Ex-secretário municipal de Criciúma sofre condenação por desviar valores de bolsas de estudo

O acusado foi condenado a indenizar o município em R$ 692,5 mil e a fundação educacional em quase R$ 15 mil, ambos os valores acrescidos de juros e correção monetária.

Fazenda lança aplicativo Malhas Fiscais para aumentar combate à sonegação em SC

A ideia é buscar valores que foram omitidos do Fisco e a regularização de pendências fiscais, transformando dados em informação e potencializando o controle de qualidade das organizações contábeis.

Prefeito de Forquilhinha decreta luto de três dias pela morte de Valberto Berkembrock