Geral

Experiência do Comitê Rio Urussanga é selecionada para o Fórum Mundial da Água

Foto: Divulgação

O 8º Fórum Mundial da Água anunciou recentemente o resultado da seleção de experiências que serão expostas durante o evento, que acontecerá de 18 a 23 de março, em Brasília. Entre os 60 contemplados em nível internacional está o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga com o trabalho “Estratégias de Articulação, Mobilização e Comunicação na Bacia do Rio Urussanga, Extremo Sul Catarinense, Região Hidrográfica de Atlântico Sul – 2012 a 2016”.

Desta forma, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga irá compor gratuitamente o “Mercado de Soluções”, um espaço dentro da Vila Cidadã do Fórum Mundial da Água, a fim de apresentar esta experiência e o trabalho desenvolvido pelo órgão. A intenção da organização é, neste ambiente, dar visibilidade a experiências comunitárias e sociais que ofereçam soluções capazes de enfrentar os desafios globais em relação à água. Esta área de educação e entretenimento terá acesso gratuito e aberto a toda a população.

Além desta conquista, Cenilda Maria Mazzucco e a Doutora em Geografia, Rose Maria Adami foram beneficiadas pelo Programa de Apoio à Participação da Sociedade Civil e irão representar o órgão no 8º Fórum Mundial da Água com despesas integrais custeadas pela organização do encontro.

EXPERIÊNCIA

O trabalho desenvolvido no Comitê da Bacia do Rio Urussanga contemplou ações envolvendo plano de comunicação, visitas técnicas aos municípios da bacia hidrográfica, atividades de educação ambiental, organização de eventos e campanha de cadastro de usuários de recursos hídricos com a finalidade de buscar a participação dos gestores públicos e lideranças dos municípios inseridos na bacia e desencadear a gestão de recursos hídricos de forma integrada e participativa.

As ações, realizadas entre 2012 e 2016, foram coordenadas pela consultora técnica Cenilda Maria Mazzucco e desenvolvidas pela jornalista Eliana Maria Maccari, na assessoria de imprensa, engenheira ambiental Helen Becker Feltrin, na coordenação da campanha de cadastro, Rose Maria Adami, na coordenação de educação ambiental, e contou com o apoio dos auxiliares administrativos, José Elson Bittencourt e Marlene Zannin.

FÓRUM MUNDIAL

Para a oitava edição do Fórum Mundial da Água estão programadas 215 sessões de debates com os maiores especialistas do mundo sobre água e gestão de recursos hídricos. Este Fórum acontece a cada três anos e é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água. O Brasil é o primeiro país do Hemisfério Sul a sediar uma edição do evento. Além das discussões temáticas, o Fórum contará com estandes da Expo e da Feira. São esperadas cerca de 40 mil pessoas para evento, vindas de mais de 150 países.

Notícias Relacionadas

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans

Evento Futuro Azul tem palestra da jornalista Sônia Bridi na Unisul de Tubarão

Alunos do Centro Educacional Meta falam sobre meio ambiente em visita ao prefeito de Orleans