Geral

Experiência do Comitê Rio Urussanga é selecionada para o Fórum Mundial da Água

Foto: Divulgação

O 8º Fórum Mundial da Água anunciou recentemente o resultado da seleção de experiências que serão expostas durante o evento, que acontecerá de 18 a 23 de março, em Brasília. Entre os 60 contemplados em nível internacional está o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga com o trabalho “Estratégias de Articulação, Mobilização e Comunicação na Bacia do Rio Urussanga, Extremo Sul Catarinense, Região Hidrográfica de Atlântico Sul – 2012 a 2016”.

Desta forma, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga irá compor gratuitamente o “Mercado de Soluções”, um espaço dentro da Vila Cidadã do Fórum Mundial da Água, a fim de apresentar esta experiência e o trabalho desenvolvido pelo órgão. A intenção da organização é, neste ambiente, dar visibilidade a experiências comunitárias e sociais que ofereçam soluções capazes de enfrentar os desafios globais em relação à água. Esta área de educação e entretenimento terá acesso gratuito e aberto a toda a população.

Além desta conquista, Cenilda Maria Mazzucco e a Doutora em Geografia, Rose Maria Adami foram beneficiadas pelo Programa de Apoio à Participação da Sociedade Civil e irão representar o órgão no 8º Fórum Mundial da Água com despesas integrais custeadas pela organização do encontro.

EXPERIÊNCIA

O trabalho desenvolvido no Comitê da Bacia do Rio Urussanga contemplou ações envolvendo plano de comunicação, visitas técnicas aos municípios da bacia hidrográfica, atividades de educação ambiental, organização de eventos e campanha de cadastro de usuários de recursos hídricos com a finalidade de buscar a participação dos gestores públicos e lideranças dos municípios inseridos na bacia e desencadear a gestão de recursos hídricos de forma integrada e participativa.

As ações, realizadas entre 2012 e 2016, foram coordenadas pela consultora técnica Cenilda Maria Mazzucco e desenvolvidas pela jornalista Eliana Maria Maccari, na assessoria de imprensa, engenheira ambiental Helen Becker Feltrin, na coordenação da campanha de cadastro, Rose Maria Adami, na coordenação de educação ambiental, e contou com o apoio dos auxiliares administrativos, José Elson Bittencourt e Marlene Zannin.

FÓRUM MUNDIAL

Para a oitava edição do Fórum Mundial da Água estão programadas 215 sessões de debates com os maiores especialistas do mundo sobre água e gestão de recursos hídricos. Este Fórum acontece a cada três anos e é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água. O Brasil é o primeiro país do Hemisfério Sul a sediar uma edição do evento. Além das discussões temáticas, o Fórum contará com estandes da Expo e da Feira. São esperadas cerca de 40 mil pessoas para evento, vindas de mais de 150 países.

Notícias Relacionadas

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra

Evento Futuro Azul tem palestra da jornalista Sônia Bridi na Unisul de Tubarão

Caça ilegal no interior de Orleans será debatida em live pelo Instagram nesta sexta-feira

A transmissão ocorrerá pelo perfil @orleansviva, a partir das 19 horas.