Serra

Experimento com ovelhas de fraldas e microfones chama atenção em Lages

Pesquisadores da Epagri, Embrapa e Udesc querem descobrir a altura ideal do pasto para aumentar produção.

Foto: Cassiano Eduardo Pinto e Fábio Cervo Garagorry/Divulgação

Um experimento feito em Lages, na Serra catarinense, chama a atenção. Em um pasto, ovelhas usam fraldas e microfones enquanto se alimentam. O propósito dos pesquisadores é descobrir a altura ideal da grama para aumentar a produção.

O objetivo é recomendar aos criadores de ovelhas a altura que otimize a máxima ingestão de pasto. Conforme a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), esse é um dos parâmetros que definem o ganho de peso do animal, o quilo de peso vivo por hectare e a produção de leite por dia.

“A altura ideal de manejo no sol e na sombra, que é o objetivo do experimento, pode representar 30% de eficiência a mais quando eu faço uma pastagem”, explicou o pesquisador da Epagri Cassiano Eduardo Pinto.

As ovelhas são pesadas antes e depois de comerem. As fraldas servem para evitar a perda do peso da urina e das fezes, já que a diferença entre os pesos é a referência para o resultado do experimento. Os microfones são usados para se medir a mastigação das ovelhas em função do tempo.

Os testes são feitos em um pasto com grama tipo missioneira-gigante. A pesquisa é feita pela parceria entre Epagri, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Com informações do site G1/SC

Notícias Relacionadas

Boletim hídrico aponta melhora no abastecimento público e chama atenção para áreas rurais

De acordo com as informações do Boletim, 114 municípios decretaram Situação de Emergência.

Defesa Civil pede atenção sobre novo ciclone que trará chuvas volumosas

É importante destacar que este fenômeno não terá a potência e nem a classificação de “ciclone bomba”, como o que foi registrado na última semana.

Utilidade Pública – Tubarão Saneamento pede atenção aos motoristas ao trafegar pela cidade

Atenção deve ser redobrada principalmente com as fortes chuvas que atingem a Cidade Azul

Lauro Müller vai iniciar experimento para agendamento na Rede Municipal de Saúde

A adoção de nova forma nos agendamentos é necessária para ampliar, continuar com a qualidade e o melhor atendimento aos pacientes.