A busca pelo Conhecimento

Explorando as Profundezas: Conheça a Incrível Caverna das Andorinhas

Foto: Dave Bunnell

Localizada na cidade de Aquismón, no estado de San Luis Potosí, no México, a Caverna das Andorinhas é conhecida por sua grande profundidade e pela vegetação extensa em sua parte superior. Sua “boca” possui um diâmetro que varia de 49 a 62 metros de abertura e, conforme se desce para seu interior, ela vai alargando gradativamente até alcançar 303 metros de largura. Sua profundidade é de 330 metros no lado mais baixo e 370 metros na parte mais funda, o que a torna o segundo poço mais profundo do México.

O lugar já era há muito tempo conhecido pelos huastecas, um povo nativo do México originado nas culturas pré-hispânicas e da Mesoamérica há mais ou menos 1.000 a.C. Entretanto, só foi oficialmente descoberto em 27 de dezembro de 1966, por três exploradores: T.R. Evans, Charles Borland e Randy Sterns, sendo uma descida documentada no ano de 1967. Sua formação remete à era histórica do Cretáceo, compreendida entre 145 a 66 milhões de anos atrás.

No interior da caverna, as temperaturas são relativamente baixas devido à quantidade de umidade presente no local. Em sua parte superior, é coberta por uma rica vegetação e na parte inferior podemos encontrar uma camada de detritos e guano. Os moradores do local incluem espécies de milípedes (conhecidos popularmente como “piolho-de-cobra”), tipos de escorpiões, cobras e pássaros que vivem nas partes com vegetação.

Desde seu descobrimento, o local se tornou alvo de procura de muitas pessoas de diversas partes do mundo. Entretanto, poucas pessoas conseguem alcançar seu fundo devido ao fato de ser muito profunda e à necessidade de materiais de segurança para isso. Por isso, ela é alvo de muitos aventureiros de diversas partes do México e até fora dele. Muitos usam a prática de “base jumping”, uma modalidade de paraquedismo bastante radical. Os amantes de rapel são outros que procuram a caverna, os quais levam entre 20 a 30 minutos para descerem e mais de 2 horas para retornarem à superfície.

Fontes Consultadas:

WIKIPÉDIA. Caverna das Andorinhas. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Caverna_das_Andorinhas. Acesso em 27 dez. 2024.

Superprofunda, gruta das Andorinhas atrai paraquedistas radicais no México. G1. São Paulo, 08 mai. 2025 Disponível em https://g1.globo.com/turismo-e-viagem-/noticia/2015/5/superprofunda-gruta-das-andorinhas-atra-paraquedistas-radicais-no-mexico.html?form=MG0AV3 Acesso em 27 dez. 2024.

Notícias Relacionadas

Criciúma apresenta oficialmente mais dois atacantes

Gabriel Novaes já jogou alguns minutos com a camisa do Tigre e Neto Pessoa ainda não estreou

Com suspensão de Otávio, zagueiro Ruan viaja para a Copinha

Equipe Sub-20 e profissional do Criciúma vão trocando jogadores de acordo com a necessidade

Presidente do Criciúma promete ônibus para torcida em eventual final da Copa SP

Promessa de ônibus foi feita pelo presidente Minotto, em entrevista a rádio Cidade em Dia de Criciúma

Suspeito de assassinato em Siderópolis é identificado

Polícia Civil já realizou diligências relacionadas à investigação da morte registrada no domingo