Economia

Exportação da carne suína catarinense para o Japão já tem data marcada

Previsão é que a exportação inicie no dia 7 de novembro

A exportação da carne suína catarinense para o Japão já tem data marcada. Conforme o presidente da Companhia Integrada para o Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Enori Barbieri, a exportação inicia no dia 7 de novembro.

“Ontem eu recebi o convite do governador do estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, para acompanha-lo ao Japão. A data da abertura oficial de comercio entre Brasil e Japão está marcada para o dia sete, com a assinatura do acordo sanitário em Tóquio, onde estaremos todos presentes para iniciar as exportações”, ressalta o presidente.

Conforme ainda o presidente, Santa Catarina é o único estado que poderá exportar para o Japão. “Eu diria que essa notícia pode trazer um alento para a suinocultura do ano que vem. Santa Catarina poderá ser o único estado exportador para o país. Indústrias do vale do Itajaí e muitas outras do Oeste Catarinense vão ser as indústrias exportadoras de carne suína”, diz.

Para o produtor, Vilibaldo Michels, com esta medida a crise será amenizada. Sendo que desde 2007 eles se deparam com perdas e empate.
“Desde 2007 o produtor vem amargando perda e empate, mas sempre mais na perda do que empate e, lucro nem se pensa, não se ganhou nada até aqui. Então com essa abertura do mercado, sem duvida nenhuma vai amenizar a crise para o produtor chegando em uma hora boa, próximo ao fim do ano, onde  aumenta o consumo”, relata o produtor.

O Japão é o maior importador mundial de carne suína. A estimativa é que nos primeiros 12 meses, Santa Catarina venda de 130 a 140 mil toneladas para o país.

Colaboração: Thaise Vieira/Rádio Guarujá