Geral

Exportação de milho bate recorde no Porto de Imbituba

De janeiro a setembro de 2019 foram embarcadas mais de 765 mil toneladas do grão.

Divulgação

A exportação de milho tem se destacado na movimentação de cargas do Porto de Imbituba. De janeiro a setembro de 2019 foram embarcadas mais de 765 mil toneladas do grão. O volume ultrapassa o resultado de 2016, quando foram exportadas 470 mil toneladas do grão no mesmo período, e entra para a história do Porto como um novo recorde operacional.

Se em 2018, o complexo portuário enviou ao exterior apenas um navio de milho, em 2019 já atracaram em Imbituba 20 navios para embarque do grão agrícola, um incremento de 2.640% na operação do grão. Até novembro, mais dois navios são esperados para carregar em Imbituba aproximadamente 134 mil toneladas de milho. Com essas operações, o Porto de Imbituba fechará 2019 com recorde na movimentação total de milho (considerando importação e exportação), superando o volume movimentado em 2016, de 950 mil toneladas.

O crescimento acompanha os resultados da excelente safra brasileira de grãos, onde o milho representa uma das principais lavouras do país. A competitividade que o produto alcançou no âmbito internacional, especialmente com a abertura de novos mercados, também refletiu na movimentação do Porto de Imbituba. Os navios carregados em Imbituba têm como principal destino o Oriente Médio.

Para Jamazi Alfredo Ziegler, diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, estatal que administra o Porto, além do cenário produtivo e de exportações, favoráveis ao aumento das operações portuárias, “esse crescimento é resultado do trabalho contínuo e incansável da comunidade portuária de Imbituba junto ao mercado para a atração de cargas, mostrando o nosso Porto como uma solução logística eficiente e de qualidade. Só temos a agradecer o apoio que esses agentes, como os operadores e trabalhadores portuários, têm proporcionado ao desenvolvimento catarinense”.

Colaboração: Comunicação Porto de Imbituba 

Notícias Relacionadas

SC bate recorde com mais de 100 mil empresas abertas apenas em 2019

Comércio, indústria e construção civil lideram entre os segmentos de abertura de negócios.

Santa Catarina bate recorde na exportação de soja nos quatro primeiros meses do ano

Os embarques no primeiro quadrimestre de 2020 somaram mais de 815 mil toneladas, o maior volume dos últimos 10 anos.

Santa Catarina alcança faturamento de US$ 2 bilhões com exportação de carnes em 2019

Carro chefe das exportações catarinenses, o agronegócio aumentou em 20,2% os embarques de carne suína e de frango este ano, gerando receitas 25,6% maiores.

Escola Ângelo De Luca bate próprio recorde em campeonato de cubo mágico em Criciúma

O palco do Parque dos Imigrantes, no Rio Maina, foi ocupado por aproximadamente 60 alunos da rede municipal de Educação de Criciúma, neste sábado dia (24). O cubo mágico foi a atração que encantou o público.