Cultura

Exposição “Andanças e poesias” é aberta no Rincão

Foi aberta nessa segunda-feira, dia 25, a Exposição “Andanças e Poesias” com as obras escritas do poeta rinconense José Antonio dos Passos. As poesias retratam os lugares por onde o artista já passou, em especial, o Balneário Rincão. O evento ocorreu no Ambulatório de Saúde Mental do município, onde o poeta é um dos pacientes desde 2014. 

A ação contou com o apoio da Secretaria de Saúde, Educação, em parceria com o setor de Cultura e Ambulatório de Saúde Mental. “Para nós é uma alegria muito grande ter acolhido esta ideia, que partiu da educação, de estar expondo os trabalhos de nosso artista. Esse projeto de diálogo entre os setores vai de encontro ao processo de inclusão social que tanto objetivamos”, ressaltou o enfermeiro Claudio Alex Sipriano, coordenador de atenção à Saúde, que no evento, representou a secretária da pasta.

O primeiro passo para efetivação do projeto, foi o trabalho realizado com as crianças do 5º ano da Escola Arroio Rincão. Os pequenos trabalharam as poesias do artista, fazendo releituras e interpretações. “Trabalhamos o gênero literário. Os alunos recitaram as poesias e fizeram desenhos a partir das poesias escolhidas para a exposição, para refletir o que imaginaram e absorveram após as leituras”, explicou a professora Márcia Nascimento.  Os desenhos das crianças estão expostos junto aos textos do poeta.

Para a secretária de Educação Lidiana Santos, iniciativas como esta, valorizam o trabalho do artista, que envolve arte e superação. “Nosso papel enquanto servidores públicos é valorizar o ser humano, auxiliando e promovendo ações de cunho social e educativo. E o trabalho com as crianças serve como exemplo e combustível para que elas acreditem que todos os sonhos podem ser tornar realidade”, frisou. 

Na abertura, seu José declarou uma poesia e agradeceu a oportunidade. “Estou muito feliz e grato por estar aqui e quero em breve conhecer essas crianças que gostaram do meu trabalho”, disse.

A exposição fica aberta ao público no Ambulatório até o dia 10 de junho. Após essa data, ela percorrerá escolas municipais.

Sobre o autor: José Antonio dos Passos, de 63 anos, é aposentado, rinconense e poeta. Após o falecimento de seu pai em 1990, o artista desencadeou uma crise e assim iniciou sua trajetória em tratamentos de saúde mental. Atualmente, seu José participa das atividades do Ambulatório de Saúde Mental do Balneário, onde semanalmente, escreve e declama poesias. Em 2014, uma de suas duas poesias inscritas em um concurso de uma editora nacional foi selecionada entre 2.017 textos enviados de todo o país. Passos ficou entre os 250 melhores trabalhos e em breve receberá 12 exemplares dos livro. 

Colaboração: Tânia Giusti

  • f0169cb0615f6212b4a8aded1468ec1b
  • 1e397df800f4ca4424ffbf8eb3d61b36
  • 1ecd8383a8e62b1e7664fc552d784c7e
  • 2a701d4dc88e72207b01be7cadd5a4eb