Geral

Exposição de instrumentos de tortura inicia sábado

Mostra internacional ficará em Imbituba até o próximo dia 5, no Teatro Usina

Até o próxima dia 5, uma exposição chocante certamente impressionará quem tiver coragem de conhecer uma fase nada boa da história humana. A Mostra Internacional de Instrumentos medievais de Tortura, que circula pelo mundo desde 1985, ocorrerá das 9 às 18 horas, no Teatro Usina, em Imbituba.

Os itens remontam, em sua maioria, objetos utilizados na idade média como forma de interrogatório. Calcula-se que um universo de pelo menos 50 milhões tenham passado por algum tipo de tortura, algumas de extrema crueldade, nos últimos séculos.

A exposição nasceu de uma longa e meticulosa pesquisa histórica, científica e sociológica, com o objetivo de levar ao conhecimento da sociedade a brutalidade criada pelo homem e denunciar os países onde a tortura ainda é tolerada e aplicada.

Segundo o Jornal Notisul, a mostra chegou ao Brasil em 1996 e já foi vista por pelo menos um milhão de pessoas. Com o slogan “Tortura nunca mais”, a exposição serve de pano de fundo para a coleta de assinaturas que serão entregues à ONU. A intenção é sensibilizar a organização a zelar pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 10 de dezembro de 1948.